Rio Screening & Seminars
02/10/2002, 21:53

Filmes em espanhol encontram mais mercado na Europa

POR ALEX PATEZ GALVÃO

O terceiro dia do Rio Screening & Seminars contou com um painel sobre o mercado europeu para o filme latino-americano. Os palestrantes, todos envolvidos com distribuição de filmes na Europa, relataram os recentes casos de sucesso de crítica e público da cinematografia latina no continente, em especial os filmes argentinos e mexicanos. Ida Martins, da Media Luna, distribuidora de filmes sediada em Colônia, na Alemanha, destacou as diferenças de se trabalhar os filmes brasileiros e os filmes latino-americanos falados em espanhol. De modo geral, esses últimos têm conseguido público maior, principalmente no caso da Alemanha.
A importância de se encontrar o distribuidor mais adequado para cada filme foi uma questão pontuada por Meinholf Zurhost. De acordo com o produtor da ZDF para a América Latina, filmes como ?Eu, Tu, Eles? foram lançados no mercado alemão por grandes distribuidoras (no caso, a Columbia) em um circuito mais acostumado a exibir blockbusters norte-americanos. O filme de Andrucha Waddington fez apenas 5 mil expectadores no mercado alemão. Outros filmes como ?Tieta?, ?Abril Despedaçado? e também ?Central do Brasil?, apesar de ter ganho o Urso de Prata no festival de Berlim, não foram bem no mercado de língua germânica.
Na França ?Eu, Tu, Eles? vendeu cerca de 80 mil ingressos ao ser distribuído pela ID Distribution, uma pequena distribuidora francesa. Dubar, representante desta empresa, relatou que o filme foi veiculado por um circuito exibidor bem específico, distante da realidade dos multiplex e mais voltado para a veiculação de filmes independentes. Atualmente a ID Distribution está envolvida com o lançamento de ?O Invasor? no mercado francês.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top