Eventos
03/05/2004, 16:33

Semana ABC acontece de 10 a 14 de maio, no Rio de Janeiro

POR REDAÇÃO

Acontece entre os dias 10 e 14 de maio, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Semana ABC 2004. Promovido pela Assciação Brasileira de Cinematografia o evento conta com a quarta edição do Prêmio ABC de Cinematografia, que volta a reunir os membros da associação para a escolha dos melhores filmes e vídeos brasileiros lançados durante o ano de 2003 nas seguintes categorias:
* Prêmio de melhor fotografia de filme estudantil (uma seleção feita por professores da UFF, Estácio, FAAP e ECA-USP);
* Prêmio de melhor fotografia de filme/vídeo documentário (com duração maior que 60 minutos);
* Prêmio de melhor fotografia de programa de TV (novelas e mini-séries);
* Prêmio de melhor fotografia de filme comercial (comerciais com duração de até 1 minuto);
* Prêmio de melhor fotografia de vídeoclipe (filmes com duração da música).

Ainda, os longas-metragens concorrem a três grandes prêmios: prêmio de melhor direção de fotografia, prêmio de melhor equipe de som e prêmio de melhor direção de arte. Os longas concorrentes são: "Acquaria" (melhor fotografia e melhor direção de arte); "Amarelo Manga" (melhor fotografia e melhor direção de arte); "Carandiru" (melhor fotografia, melhor equipe de som e melhor direção de arte); "Desmundo" (melhor fotografia, melhor equipe de som e melhor direção de arte); "Deus é Brasileiro" (melhor equipe de som); "Dois Perdidos Numa Noite Suja" (melhor direção de arte); "O Caminho das Nuvens" (melhor equipe de som); "O Homem que Copiava" (melhor fotografia e melhor equipe de som).
Os vencedores serão conhecidos no dia 14 de maio, durante a festa de entrega dos prêmios, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
A Semana ABC promove ainda a inédita Mostra da Indústria Cinematográfica, também no MAM-RJ. O destaque é a exposição da Coleção M. Padovan, apresentando pela primeira vez ao público do Rio de Janeiro peças raras da história da cinematografia, como um projetor solar Megascope de 1870, uma câmera Le Parvo 35mm de 1928 e mais 49 ítens.

Programação

A Semana ABC contará com uma série de seminários sobre técnicas cinematográficas, organizados pela associação, sob a coordenação dos fotógrafos Affonso Beato e Lauro Escorel. A proposta do evento é a de aumentar o intercâmbio de informações técnicas entre os profissionais brasileiros e de outros pólos internacionais de produção.
Nesta edição serão abordados temas como cinematografia digital, novas emulsões, restauração de matrizes audiovisuais, som, direção de arte e produção de televisão, encerrando-se com uma visita programada ao Projac, quando haverá palestras de técnicos da TV Globo. Dois convidados internacionais participam das palestras: Larry Hezzelwood, vice-presidente da Panavision, e o diretor de fotografia Allen Daviau ("E.T – O Extraterrestre", "O Império do Sol", "A Cor Púrpura", "Fearless", "Avalon" e "Bugsy", entre outros).
As inscrições podem ser feitas pelo site www.abcine.org.br. Veja a programação do evento:

10/5
A Imagem Digital
* 10h00 – O internegativo digital e a experiência brasileira – com Cesar Charlone, Lauro Escorel, Affonso Beato, Marcelo Siqueira, Edgar Moura, Cezar Moraes e Flavio Zangrandi;

* 14h30 – O digital na cinematografia – palestra com Larry Hezzelwood, da Panavision/Motion, e Allen Daviau, ASC, com projeção do seu mais recente trabalho "Van Helsing";

* 18h00 – Coquetel de abertura da semana e da exposição de câmeras antigas e novos equipamentos Panavision/Motion.

11/5
A Imagem Foto-Química
* 10h00 – Apresentação de novas emulsões Kodak Vision;

* 14h30 – Apresentação do sistema KLMS – Kodak Look Managment System.

12/5
* 14h30 – Novas técnicas de Iluminação para o Cinema e TV, com Peter Gasper.

Preservação e Restauração Cinematográfica
* 10h00 – Principais desafios na restauração digital, as soluções e impedimentos técnicos. Geração de Matrizes. De volta ao filme. Preservação digital. Os limites da duplicação fot-química. A restauração de matrizes para a restauração digital. Método para a restauração de coleções atarves da duplicação fotquímica;

* 14h30 – A ética da restauração: as decisões para uma restauração digital; o caso "Terra em Transe", por Eduardo escorel; o caso "Macunaíma", por Affonso Beato.

13/5
* 9h30 – Encontro para normatização de procedimentros do som no audiovisual brasileiro.

A Direção de Arte
* 10h00 – Direção de arte, cenografia e figurino no cinema e na publicidade, com Vera Hamburger, Tulé Peake, Claudio Amaral Peixoro, Marjorie Gueller e Rita Murtinho;

* 14h30 – A linguagem visual, com Ismail Xavier, André Parente e Walter Carvalho;

* 16h00 – Análise crítica pela ótica da direção de arte em "Acquaria", "Amarelo Manga", "Carandiru", "Desmundo" e "Dois perdidos numa noite suja" (filmes indicados ao prêmio de melhor direção de arte), por João Luiz Vieira e Hernani Heffner, com mediação de Bia Salgado.

14/5
O Som, com colaboração da APSC
* 10h00 – O master do som para cinema e para as novas Midias: DVD, TV e TV Digital, com palestra de Carlos Klachquin, consultor da Dolby para America Latina;

* 14h00 – A experiência de gravação em multipista no filme "Carandirú";

* 16h00 – Recomendações da comissão de normatização do uso do Time Code – divulgação e discussão.

A Produção de Televisão
* 9h30 – visita programada ao Projac com palestras de técnicos da TV Globo.

* 21h00 – Festa da premiação, com apresentação de Mariana Ximenes.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top