Eventos
03/11/2003, 18:34

GNT promove 3º Brasil Documenta em novembro

POR REDAÇÃO

Acontece entre os dias 10 e 14 de novembro, na PUC-Rio e no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, o Brasil Documenta – Fórum Internacional de Documentários. Promovido pelo canal de TV por assintura GNT e a Brasil Telecom, o evento de discussão sobre produção de documentários conta neste ano com várias novidades, como Perdidos na Mídia e Pitching Cases. O Perdidos na Mídia apresentará trabalhos produzidos e não exibidos, e o Pitching Cases trará exemplos de projetos bem sucedidos que iniciaram carreira em sessões de pitching (venda). O Balcão de Projetos dará oportunidade para autores apresentarem, discutirem e viabilizarem seus trabalhos e a Mostra Brasil Documenta exibirá gratuitamente para o público uma seleção de documentários
nacionais e estrangeiros.
Veja a programação dos painéis do III Brasil Documenta:

* 11/11 – 14h30 às 16h30
O Olhar Feminino no Documentário: uma discussão sobre a estética feminina e a diferença, com relação aos homens, do seu olhar sobre a realidade. Nomes confirmados: Isabel Jaguaribe (Brasil); Monica Schimiedt (Brasil); Helena Taberna (Espanha); Debra Zimmerman (EUA); Marijke
Jongbloed (Holanda).

* 12/11 – 14h30 às 16h30
* Documentário: Entretenimento e Informação: sobre como um produto de não-ficção pode divertir sem perder o conteúdo. Nomes confirmados: Eduardo Coutinho (Brasil); Paulo Sacramento (Brasil); Marcelo Tas (Brasil); Stephen Lambert (Inglaterra); Juan Carlos Rulfo (México).

* 13/11 – 14h30 às 16h30
Documentário: Um Grande Negócio?: a viabilização de documentários, tanto em retorno financeiro quanto de público, e o uso do cinema, TV por assinatura, TV aberta e home video. Nomes confirmados: Leonardo Monteiro de Barros (Brasil); Eric de Castro (Brasil), Walter Carvalho (Brasil); Peter Gilbert (EUA) e Catherine Le Clef (França).

Acontece ainda três Master Classes, que serão ministradas por diferentes profissionais selecionados de acordo com o tema a ser aprofundado. Veja o programa:

* 11/11 – 9h30 às 12h
Como Escrever um Documentário – Conteúdo e Formatação de Projeto: abordará assuntos como a escolha do tema, a forma de contar uma história, fórmulas pré-estabelecidas de escrita, biografia dos personagens, uso de parte da ficção, entre outros. Palestrante: Thomas Kufus/ Zero Film (Alemanha).

* 12/11 – 9h30 às 12h
Tecnologias a Serviço da Criatividade: sobre como o uso de equipamentos digitais mais acessíveis e baratos criaram novas possibilidades para produtores independentes. Serão apresentados dois casos que ilustram as mudanças na produção e linguagem dos documentários. Palestrante: Jeff Tuchman/ Documania Films (EUA).

* 13/11 – 9h30 às 12h
Financiamento e Distribuição Internacional (Europa): Pré-venda, co-produção, retorno financeiro e a política de financiamento na Europa fazem parte desta classe. Palestrantes: Xavier Carniaux/ AMIP (França) e Catherine Le Clef/ Doc&Co (França)

* 14/11 – 9h30 às 12h
Financiamento e Distribuição Internacional (EUA): Pré-venda, co-produção, retorno financeiro, a política de financiamento nos Estados Unidos fazem parte desta classe. Palestrantes: Sandra Ruch/ IDA (EUA) e Debra Zimmerman/ Women Make Movies (EUA).
Mais informações podem ser obtidas no site www.brasildocumenta.com.br.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top