Cinema
07/12/2012, 16:20

Cota de Tela deve ser mantida no próximo ano

POR REDAÇÃO

A Cota de Tela de 2012 deve ser mantida em 2013. A Ancine e agentes de mercado reuniram-se esta semana para debater o tema. Segundo a agência reguladora, houve consenso entre os produtores, distribuidores, exibidores e cineastas sobre a adequação de se manter o mesmo patamar de 2012 em relação ao número mínimo de dias e à variedade de títulos nacionais que deverão ser exibidos nas salas de cinema. Ou seja, em 2013, dependendo do número de salas de exibição de cada complexo, os cinemas terão que cumprir uma cota mínima de exibição de filmes brasileiros entre 28 e 63 dias por sala; e exibir, pelo menos, entre 3 e 14 filmes nacionais diferentes. A cota é fixada por decreto presidencial, normalmente no final do mês de dezembro.

Participaram da reunião o presidente da Ancine, Manoel Rangel, e os diretores Glauber Piva e Vera Zaverucha; Bruno Wainer, representante da Associação das Distribuidoras Brasileiras (Adibra); Dodô Brandão, representante da Associação Brasileira de Cineastas (Abraci); Débora Ivanov, representante do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp); Jorge Peregrino, representando o Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Rio de Janeiro; Luiz Alberto Pereira, da Associação Paulista de Cineastas (Apaci); Rodrigo Saturnino Braga, do Sindicato dos Distribuidores de São Paulo; Paulo Lui, da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec); Marcelo Bertini, da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Abraplex); Eliana Soárez, do Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual (Sicav); Luiz Severiano Ribeiro Neto, da Associação das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Abracine); e Marcus Ligocki, da Associação de Produtores e Realizadores de Longa-Metragem do Distrito Federal (Aprocine).

Ainda segundo a Ancine, entre as sugestões apresentadas pelos presentes esteve o aumento do limite de transferência de dias entre salas de um mesmo grupo exibidor, para efeito de cumprimento da Cota, e a promoção de novas campanhas de valorização do produto audiovisual. Ficou acertada, ainda, a realização de uma nova reunião entre a Diretoria Colegiada da Ancine e os representantes do mercado até o final do primeiro trimestre de 2013.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top