IV Fórum Brasil
08/05/2003, 17:28

Educativas ressaltam amadurecimento da produção independente

POR REDAÇÃO

O debate "O mercado das redes públicas e educativas", realizado nesta quinta, dia 8, durante o IV Fórum Brasil de Programação e Produção, mostrou a importância da produção independente para a programação destas emissoras. Durante sua palestra, Beth Carmona, presidente da TVE, fez uma retrospectiva de como se deu a implantação da rede pública no Brasil e como seu conceito vem se modificando ao longo dos anos. Carmona lembrou que até o início da década de 80 prevalecia na programação um caráter instrucional. A partir das mudanças na legislação, evolução da tecnologia e reformulação dos conceitos educacionais, este caráter foi abandonado. Na sua opinião, a importância das emissoras públicas está no seu papel de formador de mão-de-obra; no espaço que elas dão para o aparecimento de novos formatos de programas e; no atendimento à população sem interesses comerciais.

Produção independente

Em relação ao papel dos produtores independentes, Beth Carmona ressaltou que aos poucos eles foram entendendo a importância da parceria e da compreensão da identidade do canal na hora de propor parcerias. "Ao longo dos anos houve uma evolução e amadurecimento da produção independente e as produtoras se libertaram do pensamento autoral, o que facilitou a sua entrada no mercado", explicou Carmona. Esta opinião também foi compartilhada por Lúcia Araújo, gerente-geral do Canal Futura; Walter Silveira, diretor de programação da TV Cultura; Robson Moreira, diretor de programação da STV – Rede SescSenac de Televisão e; Jean Claude Frajmund, diretor geral da TV Escola que participaram do debate.
Robson Moreira, disse que 100% da programação da STV é feita por produtores independentes e também ressaltou a importância da afinação entre canal e produtoras para a afirmação da identidade do STV. "Muitas vezes os produtores chegavam aqui sem nem conhecer nosso canal". Para Walter Silveira, que também trabalha em regime de co-produções, os produtores independentes amadureceram muito e acabou o hábito de simplesmente apresentar uma "grande idéia", sem saber se ela está de acordo com a personalidade da emissora.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top