Tecnologia
09/09/2011, 17:38

Câmera 4K e camcorder 3D chegam ao mercado no final de 2011, anuncia Sony

POR FERNANDO LAUTERJUNG, DE AMSTERDÃ

A Sony enfrentou um ano difícil, com ataques à rede da plataforma Playstation e tendo duas importantes plantas gravemente afetadas pelo tsunami que atingiu o Japão. Segundo a vice-presidente da Sony Professional para o mercado europeu, Naomi Climer, a fabricante japonesa agora está "back in business". A empresa fez alguns anúncios importantes nesta sexta, 9, na IBC, que acontece até o dia 13 em Amsterdã (Holanda). Para mostrar que voltou ao mercado com força total, a Sony montou um estande ocupando um pavilhão inteiro do evento.

Entre os anúncios da Sony está a disponibilização da CineAlta F65 no final de 2011. A primeira câmera 4K da fabricante foi apresentada na NAB, em abril, mas até agora não chegou ao mercado. O equipamento, que fecha o ciclo de produção 4K na linha de equipamentos da fabricante, chega ao mercado custando 75 mil euros, já com um pacote de acessórios.

Outro equipamento já apresentado que chega ao mercado é a camcorder 3D PMW-TD300, baseada em dois conjuntos de três sensores CMOS de 1/2”. O equipamento será distribuído na Europa a partir de novembro.

Uma nova câmera foi apresentada na feira este ano. A HDC-2500, voltada a produções ao vivo, é a primeira a contar com chassi em carbono, o que dá mais resistência ao produto. Ela conta com processamento avançado de sinal HD, com conversores A/D 16 bit. Também é compatível com os periféricos da série HDC-1500 e é equipada com sistema de transmissão por fibra 3G. O equipamento começa a ser distribuído em janeiro de 2012.

Metadados

A linha de produtos XDCAM ganha um importante reforço nesta IBC. A Sony mostra no evento o XMPilot. Trata-se de uma ferramenta para gerenciamento de metadados criada para agilizar o workflow com equipamentos XDCAM. A solução permite planejar os metadados de uma produção previamente, através do software XMPilot Planner, e enviar a uma câmera por wi-fi, USB ou simplesmente gravando os dados na mídia de gravação. Com o XMPilot Tool, um assistente pode editar os metadados diretamente na câmera durante a gravação. Para isto, uso o software instalado em um telefone ou tablet. Ou seja, durante a gravação é possível gravar quais cenas estão em cada trecho de timecode.

O terceiro e último software da solução, o XMPilot Import Utility, permite nomear e transferir clipes de vídeo dentro da infraestrutura de produção, enviando para as estações de edição NLE.

Armazenamento

A Sony anunciou ainda que está desenvolvendo uma nova geração de archive storage system, baseada em cartuchos que incluem 12 discos ópticos e uma unidade de leitura destes cartuchos. A solução será oficialmente apresentada em 2012.

Por fim, a Sony apresentou dois novos monitores da família BVM-F, baseada em OLED, de 17” e de 25”.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top