NAB 2013
10/04/2013, 22:20

Adobe apresenta solução de edição colaborativa

POR FERNANDO LAUTERJUNG, DE LAS VEGAS

Apesar do aumento da concorrência, com a chegada de novas empresas no mercado de soluções de edição e finalização, a área de vídeo profissional da Adobe cresceu 20% nos últimos três anos, segundo o gerente de desenvolvimento de negócios da área para a América Latina, Gustavo Brunser. Segundo ele, a Adobre vem investindo nesta área, não apenas no desenvolvimento, mas no relacionamento com clientes, buscando as demandas reais do setor. Por isso, a desenvolvedores agregou novas ferramentas, cobrindo áreas anteriores ao processo de edição na produção audiovisual. Além disso, reescreveu totalmente seu software de edição Premiére Pro, fazendo com que ele trabalhe de forma nativa com quase todos os codecs de vídeo disponíveis no mercado.

Este ano a Adobe apresenta no NAB Show, que acontece esta semana em Las Vegas, o Adobre Anywhere. Trata-se de uma solução para edição colaborativa. Usando um storage de vídeo do próprio cliente, a solução permite fazer o ingest e editar conteúdo do servidor em estações clientes. Uma das novidades é que a solução não usa um editor baseado em web nas estações cliente, mas o próprio Premiére Pro. Além disso, não edita material em proxy ou low ress, mas na definição nativa do material, incluindo 4K. Por enquanto, o conteúdo pode ser editado apenas dentro da rede do usuário. Segundo Brunser, já foram feitos testes nos quais a edição de conteúdo HD, em resolução nativa, foi feita através de uma conexão pela Internet com o servidor. É possível, segundo ele, manter a resolução nativa até mesmo em redes móveis 4G. "Ainda é necessário um ajuste fino", por isso a solução ainda está restrita à rede interna do usuário.
A Solução gerencia o acesso dos editores e eventuais conflitos, como quando um conteúdo é editado e gravado simultaneamente por mais de um editor cliente.
A solução chega ao mercado em maio, ainda sem preço definido. Ela pode trabalhar com o Premiére Pro, para edição de vídeo, e o Prelude, para ingest de material. No futuro próximo, poderá trabalhar ainda com o After Effects.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top