Evento
11/11/2003, 18:52

Brasil Documenta debate olhar feminino em documentários

POR REDAÇÃO

Aconteceu nesta terça, 11, no III Brasil Documenta, evento promovido anualmente pelo canal de TV por assinatura GNT para debater a produção de documentários, o debate ?O Olhar Feminino no Documentário?. O tema é pertinente não apenas pelo novo direcionamento do canal, que está focando sua programação em temas de interesse do universo feminino, mas também pelo crescente número de documentaristas mulheres. Segundo Debra Zimmerman, diretora executiva da distribuidora norte-americana Women Make Movies, existe muita diferença na percepção feminina, o que resulta em imagens também diferenciadas. Apesar de não saber definir a diferença entre filmes dirigidos por mulheres ou por homens, segundo Debra, é possível detectar nos primeiros minutos de qualquer produção o sexo de seu diretor. Para Debra, ?a maioria dos filmes é dirigida por homens, por isso estamos mais acostumados a ver o mundo sob a ótica masculina?.
Para a produtora e diretora gaúcha Mônica Schmiedt, a diferença está nas temáticas escolhidas, o que, segundo ela, pode ser causa não apenas do sexo do diretor, mas na diferenças e peculiaridades culturais. Para a diretora holandesa Marijke Jongbloed, existem diferenças claras. ?Nenhuma mulher faria entrevistas tão agressivas como as de Michael Moore?, exemplifica. ?Tentamos sempre mostrar o personagem ?por baixo da pele?? , conclui Marijke.
Já a diretora Izabel Jaguaribe discorda de qualquer diferença de olhar ou de percepção entre diretores de diferentes sexos. Segundo Izabel, na produção de documentários, o próprio tema e as informações obtidas durante as filmagens é que acaba ?falando? como se deve proceder no desenrolar da produção.
O evento acontece de 10 a 14 de novembro na PUC e no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro. Além dos debates, o Brasil Documenta conta ainda com Máster Classes e exibições de documentários.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top