Case
12/03/2014, 17:03

Sala 12 Filmes prepara documentário para TV e cinema sobre atletas paraolímpicos

POR LEANDRO SANFELICE

O documentário "Brasil: Uma Potência Paraolímpica", que está sendo produzido pela Sala 12 Filmes, pretende registrar a preparação dos atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro para as Olimpíadas de 2016 e apresentar ao público suas histórias de superação. O projeto prevê a produção de um documentário para cinema, com lançamento previsto para 2016 antes dos Jogos Olímpicos do Brasil, e de uma série de documentários, com 13 episódios, para a televisão, com lançamento previsto para o ano de 2015.

Segundo Marcelo Mesquita, idealizador e diretor do projeto, a ideia de produzir "Brasil: Uma Potência Paraolímpica" surgiu no ano de 2012, quando, logo após ter concluído seu trabalho no documentário “Cidade Cinza”, ele acompanhou o desempenho dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Londres. “Percebi que o desempenho do Brasil foi muito bom. Depois, pesquisando, reparei que vínhamos em uma trajetória ascendente, melhorando a cada ano, e resolvi explorar o tema. Era uma chance de trabalhar com conteúdo esportivo, que sempre gostei e está em alta no momento, e abordar temas sociais ao mesmo tempo”.

De acordo com o diretor, foi enquanto pesquisava sobre o tema e desenvolvia o projeto, que ele decidiu produzir uma série para TV em conjunto com o documentário para cinema. “Notei que tinha muito conteúdo para explorar. Cada um daqueles atletas tinha uma história que renderia um filme”, explica.

Além disso, disse, a televisão é uma forma de levar as histórias do documentário para um número maior de pessoas. “Ainda é muito difícil conseguir um público muito expressivo nos cinemas brasileiros com documentário. Ao mesmo tempo, é de conhecimento de todos que com as novas leis as produções para TV vivem um bom momento. Então, era uma oportunidade de aproveitar esse bom momento da televisão para levar essas histórias para um número maior de pessoas.”

As produções para cinema e TV terão abordagens diferentes. Enquanto no cinema os atletas contarão a história da preparação de toda a equipe da CPB, os episódios na televisão trarão cada um a história de um atleta, contada em detalhes.

Produção e financiamento

Concluída a etapa de pesquisa e desenvolvimento do projeto, a equipe da Sala 12 Filmes passou a buscar apoio financeiro em 2013. O projeto conseguiu captar recursos com a Caixa Loterias e com a Netshoes, por meio de leis de incentivos fiscais.

A primeira etapa da gravação, concluída em 2013, acompanhou o Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em julho, em Lyon, na França, e o Mundial Paralímpico de Natação, realizado em agosto em Montreal, no Canadá. ”Esperávamos demorar um pouco mais para começar as gravações, mas quando entramos em contato com o CPB eles nos explicaram que essa era a melhor oportunidade, que era nos mundiais que as coisas aconteciam”, explica Mesquita.

Em 2014, a equipe pretende gravar a preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos e, no ano seguinte, registrar as edições de 2015 dos campeonatos mundiais de natação e atletismo.

Televisão

Segundo Marcelo, enquanto o projeto para cinema já conta com todos os recursos necessários para sua realização, ainda é preciso levantar fundos encontrar um comprador para o projeto destinado a televisão. “Ainda não temos fechado com nenhum canal, mas já temos conversas bem adiantadas com alguns e acredito que temos chances muito boas de fechar isso logo. O material tem qualidade, existe demanda para esse conteúdo, e já está bem adiantado, com parte das gravações concluidas. Estamos filmando em 4k, com qualidade para cinema.”

Para levantar recursos de fontes destinadas a projetos televisivos e negociar com canais, a Sala 12 Filmes firmou parceria com a Boutique Filmes. “No caso do projeto de televisão, eles cuidaram do relacionamento com canais e da parte executiva do projeto, enquanto nós seremos responsáveis pela parte criativa”, explica o diretor.

Na busca por um comprador para o projeto de televisão, as produtoras levaram material de divulgação para o Rio Content Market, evento que está sendo realizado nesta semana no Rio de Janeiro.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top