Radiodifusão
12/09/2005, 19:09

Anatel autoriza testes de rádio digital

POR REDAÇÃO

A Anatel concedeu na última sexta, 9, as primeiras autorizações para que emissoras façam testes de rádio digital. As autorizações foram concedidas à Rádio Excelsior, permissionária do serviço de radiodifusão em FM em São Paulo, e Rádio Tiradentes Ltda, concessionária do serviço de radiodifusão em OM em Belo Horizonte/MG.
As duas emissoras realizarão testes do padrão IBOC – sistemas adotado nos Estados Unidos que utiliza a mesma freqüência do sistema analógico – com o objetivo de avaliar o desempenho do sistema de rádio digital em FM e OM.
Serão considerados aspectos como qualidade do áudio, área de cobertura e robustez com relação a ruídos, interferências e efeitos dos múltiplos percursos. Também será avaliada a compatibilidade do sinal digital com os sinais analógicos existentes, por meio do impacto do sinal digital na recepção do sinal analógico transmitido simultaneamente; do impacto do sinal digital na recepção de sinais analógicos no mesmo canal e em canais adjacentes; e da compatibilidade da área de cobertura.
Segundo a Anatel, novas autorizações serão concedidas a partir desta semana. Os testes servirão de subsídios para avaliação de qual sistema se aplica mais adequadamente às características de cada localidade, como edificações e topografia.
As rádios deverão apresentar no prazo de 30 dias relatório inicial constando as características que serão utilizadas na transmissão digital e a descrição dos testes. No final dos experimentos, elas apresentarão outro relatório acompanhado de laudo conclusivo e considerações finais abrangendo todas as atividades desenvolvidas.
As autorizações são válidas por um ano.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top