Televisão
14/01/2004, 15:02

Band anuncia parceria com produtora portuguesa

POR SANDRA REGINA DA SILVA

A Band anunciou nesta quarta, 14, várias novidades, utilizando o slogan "A Band está mudando pra mudar você pra Band". A principal delas é a parceria fechada com a produtora portuguesa NBP. Pelo acordo, inicialmente a emissora passa a ter acesso (sem pagamento em dinheiro) a todo o acervo da NBP, começando já neste final de semana a exibir a série "Olá Pai!" e a telenovela "Olhos D?Água", com estréias dias 18 e 19 próximos, respectivamente; além da novela "Morangos com Açúcar", prevista para março, sempre com legendas. "2004 marca a volta da Band à teledramaturgia", anunciou o vice-presidente Marcelo Parada, que continuou: "Nossa expectativa é ambiciosa, não neste início, mas em médio e longo prazo".
O negócio com a produtora portuguesa não é compra de programação, mas um preparo para um segundo momento, quando NBP e Band abrirão uma produtora no Brasil, para futuras realizações conjuntas a serem exibidas na própria emissora, mas também aberta para terceiros. Para isso, não há uma data marcada, porém pode ocorrer ainda neste ano, dependendo da economia e do mercado, segundo Parada. O presidente do Conselho de Administração da NBP, António Parente, afirmou que as novelas produzidas no Brasil vão, aos poucos, substituir os produtos portugueses nos horários da NBP na Band e, depois, "serão exibidas em Portugal". A emissora TVI, de Portugal, que exibe a maioria dos produtos da NBP, recentemente tornou-se sócia de Parente na produtora, até então independente.

Opção

Mesmo diante da profissionalização da produção independente para TV no Brasil, a Band optou por fechar a parceria com a NBP pelo "seu expertise em produção", justificou Marcelo Parada. "Além do seu modo, da sua fórmula de fazer novela com um preço bastante competitivo, produzir com a NBP nos garante o mercado português de exibição", completou. Além disso, é claro, há à disposição todo o acervo da produtora portuguesa, criada em 1992 e que já realizou cerca de 50 títulos, entre filmes, novelas e séries. Para completar está a boa audiência obtida no mercado português: "Olhos D?Água", produzida em 2000, obteve 60% de participação e "Olá Pai!" é líder no horário em que é exibida e é a terceira maior audiência da televisão portuguesa nos finais de semana.
Na Band, enquanto "Olá Pai!" será exibida aos domingos, às 19h, "Olhos D?Água" estréia um novo horário para a teledramaturgia na TV brasileira: às 16h de segunda a sexta, com reprise às 9h30. Nesses horários não haverá competição, salientou Parada, e vai atingir em cheio sua principal audiência, ou seja, as mulheres que não trabalham fora de casa. Já "Morangos com Açúcar", que está neste momento sendo exibida na portuguesa TVI, ocupará horário noturno (ainda não divulgado). As novelas da NBP têm, em média, 120 a 150 capítulos, enquanto as séries têm de 26 a 32 capítulos.
Além dessas novidades, Viviane Romanelli (ex-Shoptime) comandará durante as manhãs o programa diário "Dia a Dia", totalmente reformulado.

Perspectivas

Quanto ao mercado, Marcelo Parada mostrou-se bastante otimista para 2004, depois dos bons resultados obtidos por todo o Grupo Bandeirantes (rádios, Band, Canal 21, BandNews e BandSports). "2003 não foi um ano fácil e mesmo assim tivemos crescimento. Para 2004, a expectativa é boa", afirmou, citando especificamente a Band, que teve crescimento de 45% na audiência e 22% no faturamento. Para este ano, a emissora prevê investimentos entre US$ 6 milhões e US$ 7 milhões em quatro projetos tecnológicos, sendo um deles o de digitalização do jornalismo.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top