Internacional
14/02/2007, 19:25

União Européia destina 755 milhões de euros ao cinema

POR REDAÇÃO

A União Européia lançou neste mês de fevereiro o programa comunitário Media 2007, que prevê um montante de 755 milhões de euros para estimular a indústria cinematográfica européia nos próximos sete anos. Cerca de 65% do orçamento total destina-se a promover a distribuição de obras européias em outros países europeus e em todo o mundo. O programa facilita o acesso ao financiamento e aumenta a utilização das tecnologias digitais, tentando tornar o setor audiovisual europeu mais competitivo.
Os 755 milhões de euros do programa destinam-se às fases anteriores e posteriores à produção dos filmes, e serão repartidas por cinco linhas de ação:

* Formação (técnicas de escrita de argumentos; gestão econômica e financeira; tecnologias digitais), com 7% do total investido;

* Desenvolvimento (projetos individuais, catálogos, novos talentos, co-produções, outros financiamentos), com 20%;

* Distribuição (distribuidores, agentes de vendas, empresas de radiodifusão, empresas que exploram salas de cinema, digitalização de obras), com 55%;

* Promoção (acesso ao mercado, festivais, eventos comuns, patrimônio), com 9%;

* Ações horizontais (facilitar o acesso das produtoras ao financiamento e encorajar a presença de filmes europeus nas plataformas digitais), com 5%, e projetos-piloto (abrangendo as novas tecnologias, como as tecnologias digitais de revelação, produção e distribuição de filmes), com 4%.

Segundo nota da União Européia, nos programas que precederam o Media 2007 (o Media Plus e o Training) cada euro de financiamento comunitário gerou cerca de 6 euros de investimento privado por parte da indústria.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top