Eventos
16/01/2015, 14:39

Ancine amplia apoio à participação de filmes brasileiros em festivais internacionais em 2015

POR REDAÇÃO

A Ancine renovou o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais para o ano de 2015.

A lista de eventos para os quais o programa oferece apoio foi ampliada, e agora contempla 90 festivais e 31 laboratórios ou workshops. Entre os festivais incluídos na lista em 2015, a maior parte dos eventos acontece na Europa, mas também há eventos na América Latina, nos EUA, na Ásia e na África.

Em 2014, o programa atingiu seus números mais altos, concedendo um total de 177 apoios financeiros, confeccionando cópias legendadas para 51 filmes e fazendo a remessa de 90 cópias.

Mudanças no regulamento

O regulamento deste ano traz modificações em relação ao de 2014. Foi criado, por exemplo, um limite para o número de apoios concedidos para um mesmo título. Um mesmo filme poderá receber até cinco apoios durante toda a sua trajetória internacional, independentemente do ano.

Além disso, poderão ser concedidos no máximo três apoios para a maioria dos eventos. As  exceções serão os festivais de Roterdã, Sundance, Clermont Ferrand, Miami Internacional, Bafici, Oberhausen, Toulouse, Annecy, Locarno, Toronto, San Sebastian, Biarritz, IDFA, Roma, Havana e Santa Maria da Feira, e os laboratórios Co-Production Market Berlim, Toulouse, BAL, DocMontevideo, San Sebastián e Doc Buenos Aires, para os quais poderão ser concedidos apoios para até cinco filmes. Além disso, nos três festivais mais importantes do circuito – Cannes, Berlim e Veneza – o programa poderá apoiar até sete filmes.

Foram criados ainda critérios para a concessão dos apoios nos casos em que houver mais solicitações do que o limite. Quando os apoios forem pedidos para mostras distintas, o festival determinirá a prioridade. No caso de apoios solicitados dentro de uma mesma mostra, será dada prioridade ao filme que tiver recebido menos apoios totais do programa. Em último caso, o apoio será concedido por ordem cronológica do recebimento dos pedidos.

Confira aqui a lista com eventos para os quais o programa oferecerá apoio em 2015. 

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top