Eventos
18/08/2003, 11:06

Festival de Curtas de São Paulo tem início dia 28

POR REDAÇÃO

O organização do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo divulgou no sábado, dia 16, a programação da 14º edição do evento. O festival acontece de 28 de agosto a 6 de setembro na capital paulista, com extensões em Recife, Rio de Janeiro, Santos e Porto Alegre, e contará com 382 filmes de 42 países. Na programação do evento, além de uma verdadeira vitrine da atual produção brasileira em curta-metragem, estão produções dirigidas por cineastas como John Woo e Tony Scott; uma mostra dedicada ao mestre francês Jacques Tati; uma série feita em parceria com a televisão francesa Canal +; os destaques da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2003; filmes ?de terror? envolvendo nomes como o pioneiro Thomas Alva Edison, Orson Welles e o brasileiro José Mojica Marins; uma seleção da recente safra internacional de filmes curtos; e trabalhos oriundos de oficinas digitais da periferia.
O festival ocupa em São Paulo as seguintes salas: Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural São Paulo, Cine MorumbiShopping, CineSesc, Cinusp, CineMAM, Espaço Unibanco de Cinema, Fundação Armando Álvares Penteado, Museu da Imagem e do Som, Sala Cinemateca e Sesc Vila Mariana. Pela primeira vez Recife junta-se ao circuito (no dia 6 de setembro, no Cinema Apolo), que inclui também Rio de Janeiro (dia 5 de setembro, em uma pioneira Maratona Especial promovida no Cine Odeon BR, com curtas por toda a noite e madrugada), Santos (de 8 a 10 de setembro, nos cines Roxy, Indaiá e CineArte Posto 4, UniSantos e UniMonte) e Porto Alegre (de 11 a 14 de setembro, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro).

Eventos paralelos

A partir deste ano, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo passa a incluir em sua programação permanente a mostra Formação do Olhar. De caráter não-competitivo, a nova seção do evento tem por objetivo reunir os trabalhos das oficinas brasileiras de produção audiovisual, criando um espaço para a troca de experiências e a discussão dos resultados obtidos. A mostra contará ainda com o seminário – animado pelo crítico e professor Jean-Claude Bernardet – que acontece no CCBB-SP, reunindo realizadores, organizadores de oficinas e público.
Outro evento paralelo do festival são as projeções em comunidades de Cidade Tiradentes, Heliópolis, Monte Azul, Paraisópolis e Vila Brasilândia (todas na cidade de São Paulo). As comunidades assistirão a curtas digitais resultantes das cinco novas edições das Oficinas Kinoforum de Realização e Produção Audiovisual realizadas em 2003.
Acontece, também, a exibição especial dos filmes e vídeos produzidos dentro dos programas Curta Petrobras e Petrobras Digital, além do balanço da experiência de um ano do Porta Curtas Petrobras. Destaca-se ainda o lançamento das coletâneas em vídeo realizadas em parceria com a Funarte, registrando títulos selecionados na programação dos Focos do Festival de Curtas nos anos 2001 (?Brasileiras?), 2002 (?Formação do Olhar?) e 2003 (?Curta o Terror?).

ABD

O festival sedia novamente o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), que reúne nacionalmente os realizadores de curta-metragem e de documentários. Este ano, comemorando os 30 anos da entidade, foi preparado um programa de filmes apresentados na primeira edição da Jornada da Bahia, em 1973, ocasião em que a ABD foi fundada.
Outras comemorações incluídas são os 35 anos de existência do Prêmio Estimulo de Curta-Metragem (exemplar e pioneiro programa de apoio à produção no formato promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), com a exibição de uma sessão de curtas paulistas clássicos no recém-inaugurado complexo de salas do Cine MorumbiShopping, e o livro, ?Cineastas e Imagens do Povo?, de Jean-Claude Bernardet, que ganha relançamento.
A programação detalhada, dados sobre os filmes e outras informações podem ser obtidas no website do festival: www.kinoforum.org.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top