NAB 2004
19/04/2004, 15:40

HDTV é o destaque da exposição em Las Vegas

POR REDAÇÃO

Nenhuma sigla é mais ouvida nos corredoras da feira da NAB este ano que HD, a TV de alta definição. O crescimento da TV digital nos EUA ainda está abaixo do que se esperava, mas ainda assim já são mais de 9 milhões de lares capacitados a receber os sinais, o que na visão dos fornecedores já fornece massa crítica para o desenvolvimento do mercado.
Depois dos fabricantes de câmeras e switchers, cujos produtos HD já estão em circulação desde edições anteriores da NAB, este ano é a vez dos fornecedores de sistemas acessórios, como edição e efeitos, entrarem no mundo da alta definição com preços baixos e grande disponibilidade.
A Apple apresentou no domingo o Final Cut Pro HD, versão em alta definição de seu sistema de edição, capaz de manipular as imagens em tempo real, da mesma forma que no SD (Standard Definition). O sistema completo, com a estação G5, será vendido nos EUA por US$ 5 mil. Apenas o Final Cut Pro HD poderá ser comprado por US$ 999, com descontos para quem tem versões anteriores do software.
A Apple também anunciou o lançamento do motion, software de animação gráfica em tempo real, que conta com mais de 90 filtros e animação de partículas integrados. Uma novidade é o sistema "Behavior", que simula a realidade física, facilitando, por exemplo, a animação de objetos sujeitos a gravidade ou ventos.

Avid

A Avid também está migrando toda sua linha para a high definition, começando pelos produtos de maior capacidade. A grande novidade é o padrão de encoding desenvolvido pela empresa, chamado DNxHD. Segundo a Avid, com este padrão é possível armazenar um arquivo de filme de HD sem compressão em 120 Gb, ao invés de 1 Tb (terabyte). Com isso, pode ser feita a edição real time em HD até mesmo em um laptop.
Também está em desenvolvimento, e deve ser atração da próxima NAB, o formato HDV, um DV com qualidade avançada. Nesta segunda, a Pinnacle também apresentará seus sistemas HDTV.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top