Programação
23/09/2005, 16:51

Rede Globo põe closed caption em novela

POR REDAÇÃO

A Rede Globo estréia na próxima segunda-feira, dia 26, o closed caption para uma de suas novelas. O sistema – que transcreve o conteúdo de programas em legendas e atende a portadores de deficiência auditiva – estará na reprise de "Força de um Desejo" (de 1999), na faixa vespertina "Vale a Pena Ver de Novo". Segundo a emissora, para que os diálogos da novela sejam transformados em textos e revisados, são necessárias cerca de dez horas de trabalho para cada capítulo (45 minutos).

Jornalismo

A emissora disponibiliza o sistema em todos os seus telejornais em rede nacional, além dos programas "Globo Repórter", "Fantástico", "Programa do Jô", "A Grande Família", "Zorra Total", "Tela Quente" e "Supercine". No caso dos noticiários e programas ao vivo, o closed caption funciona através do reconhecimento de voz de um operador técnico treinado, que repete diante do microfone todo o conteúdo de áudio a ser transformado em legendas, o que é possível graças a um software.
Além da Globo, o SBT também conta com closed caption na novela "Os Ricos Também Choram" e no programa "Domingo Legal". Já a TVE conta com as legendas ocultas na maior de sua programação.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top