TV digital
24/09/2002, 15:57

Transmissão terrestre começa em 2003 no Japão

POR REDAÇÃO

Ao contrário do que tem sido publicado na imprensa, a implantação comercial do sistema de transmissão terrestre de TV digital no Japão não foi adiada para 2006. Segundo o consultor do padrão japonês ISDB no Brasil, Murilo Pederneiras, a TV digital terrestre entrará em operação ainda no primeiro semestre de 2003 e passará a funcionar em caráter comercial no final do ano.
Pederneiras afirmou ainda que a transmissão terrestre só acontecerá em 2003 por causa do planejamento do espectro de freqüência. Parte das emissoras que estão operando analogicamente em canais de freqüência baixa da faixa UHF serão transferidas para freqüências mais altas, liberando espaço para os canais digitais. Para isto, o governo japonês está desembolsando US$ 1,8 bilhões, que serão gastos inclusive na adaptação e troca de antenas receptoras nas residências japonesas.
Quanto à transmissão via satélite, o consultor afirmou que o Japão já conta com operações comerciais desde dezembro de 2000 e já tem sete radiodifusores operando com sinal 100% HDTV. A penetração da TV digital via satélite naquele país é de 1,5 milhão de assinantes, mais 1,5 milhão que recebem a programação via cabo.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top