NAB 2006
26/04/2006, 19:25

Brasileiros são maior delegação internacional no evento

POR FERNANDO LAUTERJUNG, DE LAS VEGAS

A NAB 2006, que acaba nesta quinta, 27, conta com uma delegação surpreendente de brasileiros: em torno de 900 (a organização do evento ainda não divulgou os números oficiais). Segundo a NAB, é a maior delegação internacional. O que se comenta entre os brasileiros é que a maioria não veio por conta da expectativa da breve adoção de um padrão de TV digital no Brasil, mas pelo câmbio favorável. Isso explicaria a grande participação não apenas de radiodifusores, mas de várias produtoras nacionais.
Cadastraram-se para o evento pouco mais de 105 mil pessoas, deixando os pavilhões do Las Vegas Convention Center lotados e causando filas para ver alguns destaques da feira. Uma demonstração de empresas japonesas, lideradas pela NHK, do projeto de Ultra High Definition TV conta com filas de quase uma hora.

Destaques

Destacam-se no evento as discussões sobre a chegada do IPTV. Mas não há nenhuma discussão muito acalorada, uma vez que, entre os radiodifusores norte-americanos, a chegada desta nova plataforma de distribuição representa mais uma fonte de receita.
Já o HDTV não é mais uma novidade. São poucos os modelos de câmeras e soluções de pós-produção que não são HDTV. A piada recorrente entre os participantes é que HDTV já é standard.
Entre os lançamentos que mais chamam a atenção na feira estão a linha XD Cam HD, da Sony, e a família Infinity da Grass Valley. A primeira, do fabricante japonês, é uma evolução da XD Cam, mas agora com alta-resolução. São dois modelos de camcorders e dois novos modelos de decks com suporte para gravação HD nos discos BluRay. Já a família Infinity, da Grass Valley, é traz maior flexibilidade aos produtos da empresa. Já contando com camcorders e decks, a família pode usar mídias Rev Pro, Campct Flash (estado sólido) ou ainda gravar em dispositivos externos através das portas USB 2, Fire Wire e Gb Ethernet. Além disso, suportam vários formatos de gravação (DV, MPEG-2, JPEG 2000, entre outros) e qualquer resolução HD existente.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top