V Fórum Brasil
27/05/2004, 19:01

Consultor apresenta programas europeus de proteção ao conteúdo nacional

POR REDAÇÃO

As iniciativas tomadas no âmbito da União Européia para fomentar e proteger seu mercado audiovisual foram o tema central da apresentação do consultor belga Henri Roanne-Rosenblatt, que abriu o segundo dia do V Fórum Brasil de Programação e Produção, nesta quinta, 27, em São Paulo.
Ele descreveu programas como o Televisão sem Fronteiras, o MEDIA e o Eurimages, que existem desde o final da década de 80. A linha geral dos programas é o fortalecimento da integração entre os países-membros.
O primeiro determina as regras para a penetração de emissoras de TV européias em outros países que não o seu de origem. Já o Eurimages é um programa de incentivo à produção que prevê que cada projeto envolva ao menos três países diferentes. Pelo programa, que tem orçamento anual de cerca de 30 milhões de euros, já foram realizados mais de mil filmes.
De um modo geral, diz Henri Roanne-Rosenblatt, os países tratam com muita atenção a questão do audiovisual na Europa, seja individualmente, seja no âmbito da Comissão Européia, como uma política de preservação de identidades.
Ele mostrou ainda os detalhes dos programas de incentivo à produção de diversos países. A íntegra da apresentação, com dados detalhados sobre os programas, está disponível no endereço www.paytv.com.br/arquivos/henriroanne.ppt .

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top