Produção
28/04/2017, 02:23

Documentário em realidade virtual em tribo indígena ganha estreia mundial no É Tudo Verdade

POR CRIS BRITO

O Instituto Socioambiental (ISA) lança "Fogo na Floresta", um curta-metragem de 7 minutos que transporta o espectador direto para o meio de uma aldeia do povo Waurá, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso.

O lançamento mundial do filme, uma coprodução do ISA com a Academia de Filmes, ocorreu durante o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, nesta quinta, 27, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. Duas lideranças Waurá vieram especialmente do Xingu para a ocasião: Atakaho Waurá, cacique da aldeia Piyulaga e seu tradutor, Arikutua Waurá.

Dirigido por Tadeu Jungle e narrado pela atriz Fernanda Torres, o filme é composto por cenas em 360 graus que levam o espectador para dentro do cotidiano da comunidade indígena e apresenta uma ameaça que paira sobre os Waurá e sobre todos os povos da Amazônia: o fogo fora de controle. Manejado há milênios pelos povos indígenas na abertura de suas roças de subsistência, o fogo agora avança sobre as matas de maneira descontrolada, em razão do desmatamento do entorno do Xingu e das mudanças climáticas.

Após o lançamento no festival É Tudo Verdade, "Fogo na Floresta" será ativado em uma série de eventos promovidos pelo ISA e pela coprodutora Academia de Filmes nos próximos meses. O filme também estará disponível em meados de junho para exibição em 360 graus na Internet, no canal do ISA no YouTube, bem como via aplicativos "Fogo na Floresta" (português) e "Fire in the Forest" (inglês) na Apple Store e na Google Play Store, gratuitamente.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top