Eventos
29/10/2014, 16:27

Curta Cinema 2014 exibe 250 filmes de 31 países no Rio de Janeiro

POR REDAÇÃO

Entre os dias 5 e 12 de novembro, o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – exibe para o público carioca 250 filmes em sua 24ª edição. Os selecionados para as mostras competitivas foram divididos em 12 programas, compostos de 24 filmes nacionais e de 31 internacionais, realizados entre 2013 e 2014.


Além dos filmes, o festival traz também workshops, debates e palestras em sua programação paralela. As exibições acontecem no Estação Botafogo, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Cinemaison e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com entrada franca. O patrocínio é da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro; da Globo Filmes, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; do Grupo Contax, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura; e da RioFilme.

Novidades e programação

Uma das novidades do festival é a mostra Especial Gilda Nomacce, em homenagem à carreira da atriz. Além das tradicionais mostras competitivas, Panoramas Carioca e Latino-Americano e Cineclube LGBT, o destaque fica por conta da Foco Canadá, país homenageado nesta edição.

Pela primeira vez o Curta Cinema, em parceria com o Cinemaison e a Unifrance, exibe um panorama francês nos moldes de seu panorama Carioca e Latino-Americano, o Especial Cinemaison – Panorama Francês. São filmes já consagrados em festivais pelo mundo afora e que encontram, em sua maioria, a primeira exibição no Rio de Janeiro. Já em parceria com o Festival de Berlim, o Curta Cinema exibe, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, uma parte da mostra Forum Expanded Berlim.

Outros destaques são: o programa Janela de Multidão, mostra de cinema político inspirada nas teorias dos filósofos Michael Hardt e Antonio Negri; Retrospectiva Surto & Deslumbramento, com exibição de todos os filmes do coletivo independente pernambucano; Matrizes Africanas, filmes que dialogam com a religião e a cultura afro-brasileira; Em Trânsito, curtas que focam a relação do realizador com o estrangeiro, e Processos Artísticos, que acompanham a trajetória e a criação de artistas plásticos, chargistas, escritores, fotógrafos e outros.

Workshops, debates e palestras completam a programação paralela do Festival Curta Cinema 2014. Entre os temas em destaque, estão "Janela de Multidão", "Atuação em curta", "Filmes de Fronteira", sobre políticas de audiovisual e coprodução, e "Cinema Expandido". As atividades são realizadas no Centro Cultural da Justiça Federal e são gratuitas, sujeitas à lotação.

Uma das atividades paralelas tem como o objetivo capacitar jovens para o mercado audiovisual. O 8º Júri Jovem é composto por dez estudantes escolhidos por um processo seletivo. Os eleitos recebem prêmios e escolhem o melhor filme nacional e internacional da mostra, segundo seus próprios critérios de avaliação. Outra atividade é o laboratório de projetos, que está em sua 16ª edição, sob o comando de Murilo Salles, e que visa a proporcionar a novos realizadores a oportunidade de aprimorar seus projetos com a ajuda de profissionais renomados no cenário cinematográfico brasileiro. Dois projetos do laboratório serão premiados ao fim do evento. Já o Panorama Infanto-juvenil é um programa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que leva 28 filmes em sessões divididas por faixas etárias para estudantes.

A programação completa está no site: www.curtacinema.com.br

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top