TV digital
01/03/2010, 18:52

Receptores de TV digital rural da Globo começam a ser vendidos no Rio

POR REDAÇÃO

Começaram a ser vendidas nesta segunda, dia 1º, as caixas do projeto de Televisão Digital Rural da Globo. As caixas, fabricadas pela Thomson com acesso condicional da Nagra, permitem receber o sinal digital da Globo em alta definição via satélite, bem como das outras emissoras que tenham seus sinais abertos no Brasilsat. O acesso condicional serve para que o sinal da Globo não seja recebido nas localidades onde já existe o sinal local de TV digital terrestre. Um GPS, instalado juntamente da antena parabólica, informará à caixa a posição geográfica, cabendo ao próprio set-top box decidir se o sinal será liberado ou não.
No início a ideia era que a caixa fosse híbrida, com recepção terrestre digital. Por questões de custo, foi decidido que a caixa teria apenas a recepção satelital. Portanto, caso o comprador do equipamento esteja em área coberta pelo sinal digital terrestre da Globo ou suas afiliadas, será necessário comprar um segundo equipamento para recepção do sinal terrestre.
A distribuição está sendo feita pelos canais de venda de equipamentos para captação via banda C, por enquanto apenas no estado do Rio de Janeiro. As vendas devem se expandir para o território nacional brevemente. A expectativa é que neste primeiro vez sejam vendidas pelo menos mil caixas. A plataforma já conta com um site explicativo, no endereço www.tvdigitalrural.com
Com a estratégia de limitar a recepção onde tem sinal de afiliadas, a Globo espera evitar a perda de audiência dos sinais locais para o sinal nacional, o que ocorre em pelo menos 15 milhões de receptores de banda C analógicos, muitos deles instalados em locais em que existe cobertura do sinal local.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top