Audiovisual
01/12/2003, 14:43

Unesco terá convenção mundial sobre diversidade cultural

POR REDAÇÃO

A questão da preservação da diversidade cultural será foco de uma convenção da Unesco, segundo resolução do órgão das Nações Unidas anunciada em outubro último. Nos moldes de outros tratados internacionais (como a Convenção de Genebra, por exemplo), o documento imporá aos países-membros condições de proteção às culturas nacionais nas negociações internacionais bi ou multilaterais. Assim, um país não poderá por exemplo impor a outro que liberalize seu mercado de produção cultural em contrapartida a uma negociação comercial. A informação é de Jim McKee, diretor do braço canadense da Coalizão pela Diversidade Cultural, que falou durante o V CBC, que acontece esta semana em Fortaleza.
Segundo ele, o tratado, ainda em elaboração, deve ser assinado pela assembléia do órgão em 2005 ou 2007. Enquanto isso, diz ele, as sociedades têm que se organizar para fortalecer as políticas culturais nacionais contra a submissão ao comércio internacional. A Coalizão é uma associação entre diversas entidades ligadas à produção cultural está estabelecida em nove países (Canadá, Argentina, México, Chile, Austrália, França, Coréia, Nova Zelândia e Senegal). Está sendo montada uma Convenção pela Diversidade Cultural em Burkina Fasso e já há movimentação para o surgimento de um braço no Brasil.

Abertura

No mesmo painel, que discutia a inserção internacional do cinema brasileiro, o embaixador Edgar Telles Ribeiro, do departamento cultural do Ministério das Relações Exteriores, lembrou que não basta garantir a proteção do conteúdo nacional, mas também garantir o acesso do Brasil à produção de outros países. "Não adianta fazer uma política protecionista, até porque nós também queremos exportar nossos produtos", disse.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top