MIP TV
03/04/2006, 09:18

Em ano de Copa, poucos documentários de futebol

POR EDIANEZ PARENTE

Chamam a atenção alguns aspectos do mundo dos documentários que puderam ser verificados durante o MipDoc, evento dedicado aos screenings de documentários para o mercado internacional que antecedeu o MipTV, em Cannes. Neste ano de Copa do Mundo, são escassas as ofertas de programação sobre futebol ? vale lembrar que a programação oficial da Fifa, com seus acervos e documentários, domina praticamente toda a oferta atual nas emissoras no Brasil sobre o tema.
Há por exemplo um documentário escocês sobre a disputa local entre dois times, rivais também na religião (Celtic e Rangers ? um time católico e o outro, protestante). Há um novo documentário sueco sobre o time de futebol dos assírios e um docudrama alemão sobre que fim levaram os jogadores de futebol africanos de Gana revelados nos anos 90. Um documentário francês trata do campeonato israelense de futebol de 2004, que sagrou um time palestino campeão. Por fim, há um outro documentário francês lançado ao mercado mas ainda em fase de produção, que reúne 11 amigos do craque Zidane, o seu chamado Dream Team, para contar suas trajetórias, em nada parecidas à do craque. Mas nada é mais curioso do que o ?Peladão ? Soccer Teams & Beauty Queens?, que junta dois temas folclóricos do país. O programa achou um campeonato amazonense de futebol, onde cada um dos 1.000 times participantes tem uma miss, que também conta pontos na disputa entre os times.

Maradona

O craque argentino Diego Maradona é o astro de um programa especial sobre sua trajetória, oferecido ao mercado internacional durante o MipTV. Trata-se de uma co-produção entre o canal francês Arte e a argentina Produtora 13.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top