ABTA 2005
03/08/2005, 21:25

Ibope medirá a audiência do cabo digital

POR REDAÇÃO

Derli Pravato, pelo Ibope Mídia, disse nesta quarta, 3, na ABTA 2005, que o instituto já vai começar a medir a audiência em TV paga também dos assinantes digitais das operações de cabo. Ele conta que isto ocorre à medida em que acontece a migração dos atuais assinantes para os sistemas digitais.
Pravato conta que a amostra hoje é de 519 people-meters em seis praças (São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Distrito Federal), divididas em todas as tecnologias e de acordo com a distribuição na população. Perguntado pela platéia se seria possível a medição em real time, tal como ocorre na TV aberta, ele disse que se trata de uma solicitação nova, mas que já é possível (os dados hoje são fornecidos de forma semanal aos canais da TV paga). Mas, segundo Pravato, tem de haver interesse dos canais e será necessário fazer um acréscimo na amostragem. ?No entanto, há que se considerar o custo-benefício deste serviço?, opinou Giani Scarin, da Globosat. Há hoje no mercado um questionamento sobre o tamanho da atual amostra do Ibope, considerada por alguns menor do que deveria, dada a fragmentação do meio.
?Usamos o alcance em vez da audiência porque a TV por assinatura é extremamente segmentada?, disse Pravato. Ele também destacou que, pelo último levantamento do Ibope Monitor, apesar de a TV por assinatura ter tido um crescente aumento de investimentos publicitários, os resultados da pesquisa refletiram apenas o aumento total dos investimentos.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top