Mercado
04/06/2012, 17:07

SescTV e Maquina Filmes apresentam resultado de primeira coprodução independente

POR LIZANDRA DE ALMEIDA

Juliano Souza, da SescTV, Daniela Capelato e Heloisa Passos, da Maquina Filmes, apresentaram nesta segunda, 4, no Fórum Brasil TV, a série "Caminhos", primeira coprodução do canal com uma produtora independente. A série mostra o deslocamento de crianças, jovens e adultos para chegar a estabelecimentos de ensino – desde crianças que vão à escola a cavalo, até adultos que atravessam a metrópole de trem para se alfabetizar.

O projeto teve início em 2005, com a produção de um primeiro programa realizado no Paraná. O documentário foi apresentado à área de programação da TV, e se tornou um piloto da série. A programação do canal já é baseada principalmente em conteúdo brasileiro, produzido por produtoras independentes. Geralmente são contratadas produtoras para realizar projetos desenvolvidos internamente ou são adquiridos produtos prontos, por meio de licenciamento ou aquisição. Dessa vez, o trabalho foi realizado em parceria. A produtora apresentava os pré-roteiros, que eram validados pela equipe de programação da TV, e então partiam para a produção.

A Maquina Filmes detém 51% dos direitos e os outros 49% pertencem à SescTV, que aportou cerca de metade do orçamento de R$ 750 mil. O restante foi captado pela produtora pelo artigo 1A da Lei do Audiovisual. Devido a esse modelo, não foi possível utilizar recursos do Fundo Setorial, que exige um compromisso de exibição com uma TV, mas obriga o produtor a manter 100% dos direitos patrimoniais.

Devido ao ineditismo do formato, foram necessários dois anos de tratativas até a assinatura do contrato. “Nós acabamos fazendo a ponte entre a TV e a Ancine, pois não havia uma relação entre elas”, explicou a produtora Daniela Capelato.

Em junho, será exibido o último dos 13 episódios da série, que devem ser reprisados no segundo semestre. Oito deles foram dirigidos por Heloisa Passos, que também é coordenadora geral do projeto, quatro por Marília Rocha e um por Katia Lund. Alguns episódios também estão sendo inscritos em festivais de audiovisual, como é o caso do que foi produzido no Acre, que será apresentado no Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), de Goiás. A SescTV tem exclusividade sobre a exibição por dois anos e depois dessa data, como sócia do projeto, vai discutir com a produtora as possibilidades de comercialização para outros canais nacionais ou estrangeiros.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top