OUTROS DESTAQUES
Cable 2004
Casa multimídia mostra serviços sobre redes de cabo
quarta-feira, 05 de maio de 2004 , 14h31 | POR REDAÇÃO

Uma das atrações do evento anual da NCTA, que aconteceu esta semana em New Orleans, foi a casa multimídia montada no pavilhão de exposições, onde era possível ver tudo o que tecnologicamente está disponível para o negócio dos operadores de TV a cabo. Eram mais de cem produtos e aplicações que iam da simples entrega de vídeo digital, passando por serviços de video-on-demand em alta definição até gerenciamento IP de toda a casa (geladeira, fogão e sistemas de segurança incuídos). Apareceram até alguns devaneios, como uma banheira com uma tela de alta definição embutida e um PVR integrado, ou um espelho com um display de alta definição sobre a pia. Videofone, videogames em rede e sistema de som IP são realidades já disponíveis comercialmente. Mas o principal objetivo da casa é mostrar como o conceito de home-networking é importante.
Os principais fornecedores de decoders e digital video recorders trouxeram para a NCTA este ano set-tops avançados que funcionam como uma espécie de servidor doméstico. Assim, é possível ter apenas um PVR na casa e todos os pontos adicionais compartilharem os recursos da caixa mais avançada. Da mesma forma, um cable modem é suficiente para atender a todos os demais dispositivos, inclusive telefones, que precisem estar ligados a uma rede IP.
Outro destaque entre os fornecedores foram os protótipos de set-tops MPEG-4, que estarão disponíveis comercialmente já a partir do segundo semestre e completarão a integração IP das casas.
Um detalhe que para muitos passou despercebido na casa multimídia montada pela NCTA foi o jardim, onde se via uma pia com água para passarinhos. A pia era feita um uma antena de banda ku da Dish (Echostar).

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top