Programação
05/05/2017, 00:43

Série do Curta revela vestígios sobre quem teriam sido os primeiros brasileiros

Dirigida por Ricardo Azoury, a série "Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros" estreia no Canal Curta e mostra, em seis capítulos, um pouco da cultura e dos hábitos dos nossos mais antigos ancestrais. Buscando explorar um período pouco conhecido e divulgado da história nacional, o programa retrata a pesquisa científica através de uma narrativa lúdica, capturada pelo olhar estético do fotógrafo. O primeiro episódio, "Amazônia 10 milhões", que vai ao ar no dia 12 de maio, às 22h30, na Sexta da Sociedade, apresenta a região e suas particularidades como tema, desvendando uma série de costumes e estruturas organizacionais indígenas. Análises do solo, pinturas rupestres e decorações em cerâmicas são meios pelos quais os arqueólogos podem perceber características marcantes da vida primitiva. Com depoimentos de pesquisadores e arqueólogos, o episódio revela como a arqueologia ajuda a entender a ocupação das populações em regiões tropicais ao longo de milênios.

Em uma destas pesquisas realizadas na Amazônia, por exemplo, descobriu-se que a tipologia encontrada em vasilhames de cerâmica é muito mais do que mera decoração, ela mostra a forte rede de comunicação dos povos antigos.

"Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros" é uma produção da Escrevendo Filmes, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top