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07/06/2017, 04:41

TV paga busca share publicitário proporcional à audiência

Com uma participação na audiência de TV de 22%, o conjunto dos canais da TV por assinatura recebe atualmente 19% do bolo publicitário do meio TV. "Claramente, tem espaço para crescer", diz Roberto Nascimento, vice-presidente de vendas publicitárias dos canais Discovery. O executivo, que também é membro do comitê de publicidade da ABTA, participou do lançamento do novo Mídia Fatos nesta terça, 6. O estudo, preparado pela associação anualmente, passa a ser online e contar com atualizações trimestrais, com informações de todo o mercado, não apenas São Paulo. "O meio está cada vez mais dinâmico, não temos mais o privilégio de trabalhar com calma. A atualização trimestral é cada vez mais necessária", diz Nascimento.

A principal novidade abordada no evento que reuniu o mercado publicitário foi o crescimento da audiência do setor. Apesar da perda de base de assinantes nos últimos anos, a audiência do meio vem crescendo substancialmente. De 2010 para 2016, a audiência dos canais quadruplicou.

Historicamente, o setor consegue manter sua base em períodos de crise, mas o aumento de audiência nesses períodos é fato inédito. "Dessa vez, a base é muito maior", explica Oscar Simões, presidente da ABTA. "A mudança de hábito de consumo de TV é lenta, e há toda uma base de assinantes recente, que vai descobrindo novos programas e canais", completa. Para Rafael Davini, vice-presidente de publicidade da ESPN, a crise também tem um papel no aumento da audiência. "Fazer um programa fora de casa ficou muito caro. As pessoas estão consumindo mais televisão", diz o executivo. De acordo com o Mídia Fatos, o tempo médio dedicado aos canais da TV paga cresceu de 2:23 em 2010, para 3:16 em 2016.

O Mídia Fatos está disponível no endereço midiafatos.com.br e permite não apenas consultar dados, mas também fazer o download de gráficos.

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