OUTROS DESTAQUES
ABTA 2003
Seminário mostra segunda geração do MMDS
terça-feira, 07 de outubro de 2003 , 18h37 | POR REDAÇÃO

José Luiz Frauendorf, da NeoTec, associação que congrega as operadoras de MMDS, apresentou nesta terça, 7, no congresso da ABTA, a metodologia e os resultados dos teste feitos com as novas tecnologias de MMDS digital em Belo Horizonte e que agora serão repetidos em Brasília.
Segundo ele, foram testados serviços como video streaming, voz sobre IP, videoconferência fixa e móvel, sempre com duas vias (uplink e downlink). Além dos testes técnicos, usando sistemas com modulações OFDM e CDMA, foram feitos testes-piloto com cem assinantes de Internet residencial. Segundo Frauendorf, a aceitação do sistema foi muito boa, e 91% dos entrevistados afirmaram que trocariam de sistema em relação a seus provedores atuais de conexão banda larga. Quanto à performance do sistema, Frauendorf conta que foi possível assistir a uma transmissão de Fórmula 1 de dentro de um veículo em movimento, com alta qualidade, através da compressão MPEG 4.
No mesmo painel, John Desmond, da NextNet, explicou as características da chamada segunda geração do MMDS. A mais importante é a não necessidade de uma linha de visada direta entre a estação base e o terminal do assinante. Ele mostrou à platéia um terminal, semelhante fisicamente a um cable modem, que pode ser instalado pelo próprio assinante, sem necessidade de antena ou de configurações no computador.

Home networking

Roberto Shigueo Suzuki, da Motorola, fez uma apresentação sobre os sistemas Wi-fi e sua complementariedade com os serviços de banda larga. Segundo ele, a montagem de uma rede sem fio dentro de uma residência ou pequena empresa usando esta tecnologia pode ser um serviço adicional oferecido pelas operadoras, agregando valor ao serviço de dados. Um único acesso à Internet poderia, por exemplo, ser compartilhdo em qualquer parte da casa ou da empresa por três ou quatro computadores, notebooks ou outro dispositivo, como PDAs.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top