Audiência
08/07/2004, 16:52

Los Angeles passa a ter medição eletrônica

POR REDAÇÃO

Começou nesta quinta-feira, 8, o primeiro serviço de medição de audiência da TV (aberta e fechada) na região de Los Angeles, Estados Unidos. O instituto Nielsen instalou cerca de 800 people meters, no que promete ser a grande novidade da indústria de publicidade na Califórnia. Afinal, os anunciantes injetam aualmente US$ 2 bilhões (quase duas vezes o faturamento de toda a indústria de TV paga brasileira) em anúncios na TV regional daquela localidade. Até agora, bem como nos últimos 40 anos, os compradores de mídia local se baseavam inteiramente nos relatórios de hábitos de audiência tirados dos dados escritos a mão pelos telespectadores nos diários. Ainda assim, alguns grupos se manifestaram contra a medição eletrônica que os medidores propiciam, alegando que nas amostras estariam sub-representadas minorias, tais como os afro-americanos e os latinos. News Corp, Viacom, Univision e a rede Tribune foram algumas das que pediam o adiamento da medição eletrônica, temendo que principalmente os canais segmentados aparecessem com ratings muito abaixo da realidade. No Brasil, a medição eletrônica de audiência da TV paga começou em 2001; na TV aberta, existe desde os anos 80. Só o Ibope Mídia tem mais de três mil people meters instalados, em diversas praças.

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