OUTROS DESTAQUES
Entrevista
Viana quer programação em reais e quebraria exclusividade
terça-feira, 08 de outubro de 2002 , 19h27 | POR REDAÇÃO

Luiz Antônio Viana, CEO da Net Serviços, em entrevista exclusiva à revista PAY-TV de outubro, coloca-se em confronto direto com a Sky, que também tem a Globo como acionista. "A Sky é nosso maior concorrente", diz Viana, que também considera predatórias algumas estratégias da operadora de DTH. Cita o exemplo da estratégia de lançamento para conteúdos da TV Globo (especificamente a série "A Muralha", oferecida de graça pela Sky a boa parte de sua base).
Viana também afirma ser, por natureza, contra a exclusividade como estratégia de competição e que, no caso da programação, abriria mão da exclusividade que tem hoje se isso implicasse redução de custos e se fosse feito ao longo de um período de adaptação.
O presidente da Net ataca na entrevista dois dos principais pilares do negócio de programação hoje: o must-carry e a cobrança de preços em dólar. Viana reconhece que não é possível acabar totalmente com a obrigatoriedade de carregar canais conjuntamente porque isso é estabelecido dessa forma em todo o mundo, mas que quer flexibilizar ao máximo esta política. Sobre a questão do dólar, o principal executivo da Net Serviços afirma: "estamos fora dos padrões internacionais de relação entre custo de programação e receita". Ele exemplifica ainda com o caso da indústria do cinema. Pela lógica dos programadores , diz Viana, o valor do ingresso aqui deveria ser o mesmo dos EUA, ou seja, cerca de US$ 10, ou R$ 37 a valores de hoje. "No entanto, o preço do cinema no Brasil é muito mais vinculado à realidade brasileira do que o preço da programação".
Viana declara ainda total apoio à iniciativa da ABTA de buscar um novo modelo para o setor. Mas lembra que a indústria de TV paga é desorganizada e que "nenhuma associação vai conseguir reorganizar as empresas sem que elas queiram".

Debates na ABTA

A discussão sobre a proposta de um novo modelo será discutida durante a próxima semana na ABTA 2002, entre os dias 15 e 17 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Participarão dos painéis principais a Globo, a Globosat, o BNDES (com presença confirmada de Eduardo Gentil), a News Corp, NeoTV, Horizon, DirecTV, TAP Latin America, Canbrás, Sky, Viacabo, TVA, Sky entre outros. Inscrições e informações pelo telefone (11) 3120-2351 ou pelo site www.abta2002.com.br.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top