TV digital
08/11/2007, 15:04

TVA terá set-top HDTV em janeiro

POR ANDRÉ MERMELSTEIN

A TVA oferecerá a seus assinantes a partir de janeiro um set-top box HDTV. A caixa será diferente daquela distribuída pela operadora durante a Copa do Mundo do ano passado.
O set-top HD da TVA funcionará com compressão MPEG-4 (o anterior era MPEG-2) e terá saídas HDMI e vídeo componente, além de saída de áudio digital. O hardware está sendo integrado por fabricantes de Taiwan, com software Nagra.
Os assinantes que compraram a caixa da Copa poderão trocá-la pelo novo set-top sem custo. Para quem quiser adquirir o novo set-top, o preço será "muito mais baixo" que os dos set-top boxes da TV digital aberta, garante o diretor de estratégia e tecnologia da operadora, Virgílio Amaral.
Amaral garante que a operadora não terá problema de banda para transmitir os sinais HDTV das redes abertas. "Só teremos que adequar a rede dentro de alguns condomínios", afirma.
Ele também não acredita que os broadcasters cobrarão pelo direito de tansmissão do sinal HD. "É do interesse deles que o sinal chegue aos assinantes".
Quanto aos canais pagos em HDTV, há um problema ainda de escala. "Os custos de satélite são muito mais altos, então não vale a pena trazer estes canais enquanto não houver uma base mínima de assinantes capazes de receber os sinais em HD", conta o executivo.
Além do sinal HDTV MPEG-4, o set-top também lerá arquivos de computador, como fotos, músicas e filmes.

DVR

A TVA descontinuou a venda de seu DVR, por problemas técnicos do aparelho, particularmente no hard-disk. A operadora promete um novo DVR, mais avançado e também com HDTV, para o próximo ano, bem como um media center integrado, inclusive com conexão WiFi. O prazo depende, segundo Amaral, da redução de preços dos equipamentos, à medida em que haja ganhos de escala.
"O que vai dar escala são os aparelhos de DVD de alta definição, como o HD-DVD e o Blu-Ray, que usam o mesmo processador destas caixas. Conforme eles se popularizem, o custo dos componentes cairá", conclui Amaral.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top