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09/10/2007, 16:52

Mídia em supermercado terá conteúdo dos canais Globosat

POR DANIELE FREDERICO

Na busca para atingir o consumidor, onde quer que ele esteja, surge no Brasil mais um serviço de mídia indoor. Trata-se de um projeto da CerejaPRN para a veiculação de conteúdo e publicidade em TVs dentro de hipermercados. A rede de hipermercados Carrefour foi a primeira a comprar a idéia.
Além de veicular comerciais (que devem ocupar cerca de 50% da grade de programação), o serviço contará com programação da Globosat. A programadora fornecerá conteúdo de seus canais com edição customizada (pílulas de até 90 segundos) e ficará responsável pela comercialização da publicidade. Serão vendidos espaços de 90 segundos por hora (que podem ser em usados em diferentes formatos), a serem repetidos durante quatro semanas. Neste período, segundo pesquisa realizada pela Ipsos Marplan em setembro deste ano e projeção baseada nos dados da rede dos hipermercados Carrefour, as lojas apresentam fluxo de 27 milhões de pessoas.
Cada hipermercado terá três tipos de canais, cada um com programação e comerciais específicos, exibidos em looping: ?Storewide?, posicionado nos locais de maior circulação no interior do supermercado, com programação informativa e que pode levar o consumidor a outras áreas do hipermercado; ?Checkout?, localizado próximo às filas do caixa, com programação voltada para a informação e o entretenimento, com o objetivo de reduzir a sensação de espera na fila; e ?VideoWall?, canal a ser transmitido no setor de eletrônicos, especialmente nos televisores à venda no mercado, que terá programação de duração mais longa, como documentários, e ainda informações sobre novas tecnologias.
O conteúdo da Globosat a ser utilizado inclui pílulas com conteúdo de saúde, beleza, esportes, turismo, gastronomia e variedades. ?Podemos, no futuro, produzir programas especificamente para a mídia?, diz Fred Müller, diretor comercial da Globosat.

Distribuição em rede

A rede Carrefour deve ter, até o final do ano, suas 111 unidades equipadas com telas de plasma de 42 polegadas ? cada hipermercado terá de 10 a 15 telas instaladas. A Hughes é a responsável pela transmissão digital do conteúdo via satélite. ?Em um primeiro momento todas as unidades irão transmitir o mesmo conteúdo, mas pensamos em segmentação já no começo do ano que vem?, diz Müller. O diretor de marketing corporativo do Carrefour, Rodrigo Lacerda, afirma que a rede também poderá ser usada para o treinamento de funcionários nacionalmente.
A CerejaPRN é uma joint-venture entre a empresa de mídia digital Cereja Digital e a Premier Reail Networks, subsidiária da Thomson S.A., rede de mídia digital de varejo. A PRN traz para o projeto brasileiro a sua experiência neste tipo de mídia nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O Brasil é o primeiro mercado da América do Sul a ser explorado pela empresa.

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