TV digital
10/03/2004, 21:28

Começa a correr o prazo de 12 meses para o governo

POR SAMUEL POSSEBON

O prazo para o padrão brasileiro de TV digital está correndo. Foi oficialmente instalado nesta quarta, dia 10, o Comitê de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital. É um órgão formado por 10 ministros que terão como atribuição tomar a decisão sobre o padrão que será adotado no Brasil e orientar o presidente da República sobre o tema. A tarefa tem prazo: serão 12 meses para que um sistema brasileiro seja proposto, comparado com os padrões estrangeiros e a decisão final tomada.
Na pauta da primeira reunião do conselho estavam também a criação das diretrizes para contratação das instituições de pesquisa que desenvolverão os trabalhos para que se chegue a um padrão técnico nacional. Também estava na pauta a escolha das entidades representativas que vão compor o Comitê Consultivo, onde se discutirá principalmente a questão do modelo de negócios.
Quanto ao Comitê Consultivo, não houve definição. Alguns nomes de entidades foram discutidos, alguns nomes foram acrescentados à lista de cerca de 15 associações e representantes da sociedade que já manifestaram a sua vontade de participar. Caberá agora ao Grupo Gestor (que operacionaliza os trabalhos) bater o martelo sobre os nomes, que serão formalizados como membros do Comitê Consultivo na próxima reunião do Comitê de Desenvolvimento, a acontecer no início de abril.
Sobre as entidades que farão as pesquisas, as diretrizes de contratação foram fechadas, mas não a forma como isso será feito. Falta saber se será um processo aberto de licitação ou por convite. Tarefa que também cabe, com urgência máxima, ao Grupo Gestor.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top