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10/08/2011, 20:17

Programadores buscam união para aumentar share

POR DANIELE FREDERICO

Os programadores precisam se unir e mostrar ao mercado anunciante as vantagens de anunciar na TV por assinatura. Essa foi uma das conclusões do painel "Como a TV paga pode crescer no share de publicidade", que aconteceu nesta quarta-feira, 10, durante a ABTA 2011 – Feira e Congresso, em São Paulo.
Diante do crescimento de base de assinantes apresentado pela TV por assinatura nos últimos anos, os programadores acreditam que poderiam ter um share publicitário maior. "O mercado como um todo não está reconhecendo o crescimento da base de assinante e do share de audiência", disse o VP sênior e diretor geral dos Canais Fox, Gustavo Leme. "Isso é em parte culpa nossa. Falta união do mercado, de levar mais informações em conjunto para o mercado, como a Internet tem feito", completou.
Para Alexandre Bortolai, diretor comercial da Band, os operadores têm feito um trabalho muito bem feito em relação à venda de seus produtos, enquanto os programadores precisam melhorar. "Temos que fortalecer como grupo, para depois fortalecer os veículos individualmente. É um desafio de marketing, de divulgar nossos produtos".
Um dos pontos que podem ser melhorados para o crescimento do share de publicidade da TV por assinatura são as pesquisas de audiência. Rafael Davini, da Turner International do Brasil, ressaltou que a amostra pequena pode causar distorções nas análises, e que as programadoras sempre investiram pesado no Ibope.
Bortolai, da Band, diz que não se trata apenas de melhorar a medição de audiência, mas de tentar vender a TV por assinatura aos anunciantes e agências de forma diferente da TV aberta, que é baseada em números de audiência. "Se é pra comprar Ibope, eles vão acabar comprando TV aberta. É preciso valorizar outros atributos e investir nas nossas ferramentas", conta.

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