TelasFórum
11/11/2015, 15:17

TV Escola tem como desafio produzir conteúdos que mesclem entretenimento e educação

POR MARIANA TOLEDO

No TelasFórum, Mônica Gardelli, diretora-geral da ACERP, discorreu sobre o momento atual dos projetos audiovisuais da associação: a TV Escola e a TV INES. Há quase 20 anos no ar em todas as operadoras de TV a cabo, a TV Escola firmou-se no mercado com o slogan "o canal da educação". Gardelli define que a missão dela é levar conteúdos educativos para escolas, professores, crianças e adolescentes. "Hoje, o canal não está comprometido apenas com a televisão, e sim com uma comunicação via todas as plataformas. Um de seus projetos recentes de maior sucesso, por exemplo, foi o game "Chico na Ilha dos Jurubebas", focado no processo de alfabetização infantil", afirma a diretora.

Preparando-se para transmitir todo seu conteúdo em sinal digital, o desafio atual da TV Escola definido por Mônica é produzir um material educativo que não seja necessariamente didático ou correspondente ao currículo escolar. "A ideia é investir em projetos ou produtos para licenciamento em um formato que reúna entretenimento e informação", detalha.

A TV INES, no ar há três anos, é uma iniciativa recente, porém já muito premiada. Trata-se de uma TV bilíngue que pretende exercer um papel de comunicação tanto para o público ouvinte quanto para o público surdo. De acordo com Gardelli, "todos os conteúdos para ela são pensados dentro desta linguagem acessível – não é apenas aquela "caixinha" embaixo da tela com a tradução em libras do que está sendo dito. É um conteúdo já pensado para atender aos dois públicos". E ela complementa dizendo que, para esse canal, o grupo espera alcançar muitas parcerias e estão no aguardo de proposições de conteúdo.

Ideias de projetos tanto para a TV Escola quanto para a TV INES podem ser enviados por meio do site da ACERP, que conta agora com um banco de projetos. O portal traz todas as orientações necessárias para o envio de propostas – os formatos do conteúdo estão em aberto e não há restrições. O banco de projetos pode ser acessado em www.acerp.org.br/bancodeprojetos. Ainda é possível contatá-los pelo e-mail bancodeprojetos@acerp.org.br.

Comentários

1 Comentário

  1. Carlos disse:

    Gosto muito da TV Escola.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top