Política audiovisual
13/06/2003, 18:34

MinC lembra que recebeu apoio de entidades para ter agência

POR REDAÇÃO

O Ministério da Cultura voltou a dar mostras, nesta sexta, 12, de sua vontade de ter a Ancine sob a sua alçada. Em nota oficial, o MinC relembra que em reunião realizada no dia 3 de abril, convocada "em comum acordo" pelo Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) e pela Secretaria do Audiovisual e com participação do ministério em peso (inclusive o ministro Gilberto Gil), Ancine (Gustavo Dahl) e representantes de diversas categorias ligadas ao cinema e ao audiovisual, "ficou acordado entre o Ministério da Cultura e os representantes do setor ali presentes a proposta de vinculação da Ancine ao MinC e o início dos trabalhos de revisão da Medida Provisória 2.228". Entre os representantes listados pelo ministério como presentes na reunião estavam: CBC (Assunção Hernandes); Fundacine/ RS (Giba Assis Brasil); ABPI-TV (Marco Altberg); SICAV (Dulce Continentino); ABD (Marcelo Lafitte e Manoel Rangel); APACI (Toni Venturi); CBC Centro-Oeste (Manfredo Caldas); e ABRACI (Tetê Moraes). Luiz Carlos Barreto, Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos e Tizuca Yamasaki também são listados.
O MinC diz em sua nota, também, que tanto o secretário do audiovisual, Orlando Senna, quanto o prórpio ministro Gilberto Gil já manifestaram publicamente sua vontade de abrigar a agência do cinema e, mais, ampliar a sua área de atuação para todo o segmento audiovisual.

Disputa

O CBC, por meio de sua presidente Assunção Hernandes, defendeu publicamente a vinculação da Ancine ao Ministério do Desenvolvimento, conforme declarações noticiadas por Tela Viva News na quinta, 12. A questão, atualmente, está na Casa Civil e deve ser decidida pelo presidente Lula, já que o Ministério do Desenvolvimento e o MinC apresentaram em reunião realizada na quarta, 11, os prós e os contras da vinculação da agência a cada um dos ministérios.

Apoio

Também o Sincav (sindicato de produtores e empresas audiovisuais) manifestou, por carta enviada à Casa Civil, apoio à vinculação da Ancine ao MinC.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top