TV digital
14/11/2007, 19:29

Emissoras convidam Lula para evento de lançamento

POR MARIANA MAZZA

As duas principais associações de radiodifusores, Abert e Abra, estiveram nesta quarta-feira, 14, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para convidá-lo à cerimônia que marcará o início das transmissões digital da televisão brasileira. O evento está confirmado para o dia 2 de dezembro, na Sala São Paulo, a partir das 19h. Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, a festa também marcará um feito único na história recente. ?Vai ser o primeiro pool de emissoras fora de uma cadeia nacional no Brasil?, destacou.
Na conversa, que foi fechada ao público, Lula teria se mostrado disposto a participar do evento, mas a confirmação da presença do presidente ficará a cargo de sua assessoria, segundo informou Slaviero ao deixar o Palácio do Planalto. As emissoras continuam mantendo o cronograma de lançamento da TV digital e as associações estão confiantes de que, até o início de 2009, todas as capitais estejam recebendo o sinal digitalizado. Após São Paulo, a previsão é lançar a transmissão no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, no primeiro semestre de 2008.

Custo

Com a agenda fluindo bem, segundo as radiodifusoras, a preocupação atual tem sido o custo dos equipamentos digitais. Slaviero acredita que os set-top boxes estarão à venda no mercado já a partir do primeiro semestre de 2008, mas aceita que o preço não deve ser o mais acessível. Isso, no entanto, é visto com tranqüilidade. Na opinião do presidente da Abert, o processo natural de formação de um mercado consumidor fará o preço cair. Ele citou o mercado de DVDs como exemplo, onde os equipamentos caíram de R$ 3,2 mil para R$ 150 com o passar do tempo.
Mas o contato com o governo mostrou às empresas que há interesse público em estimular esse mercado. Casa Civil e Ministério das Comunicações estão estudando desonerações de impostos e até mesmo um programa de importação dos equipamentos em um primeiro momento. Planos para estimular o financiamento dos aparelhos nas vendas no varejo também estão em análise. Participaram também do encontro com as empresas a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os ministros das Comunicações, Hélio Costa, e da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.

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