IBC 2017
15/09/2017, 19:19

TVs comerciais britânicas apostam no OTT para ampliar o contato com o público

POR FERNANDO LAUTERJUNG, DE AMSTERDÃ

As duas maiores redes de TV comercial do Reino Unido, a privada ITV e a estatal Channel 4 (totalmente financiada pela publicidade), investiram nos últimos anos no desenvolvimento de suas soluções de VOD. A ideia da ITV, explica a diretora comercial do canal, Faz Aftab, é ampliar os momentos de contato com a audiência com o seu ITV Hub, lançado em 2015. "Não importa onde e como as pessoas assistem o canal, contanto que passem mais tempo conosco", diz. O serviço conta com 20 milhões de usuário registrados.

A estratégia para atrair o público é a flexibilidade de grade, otimizada para cada perfil de usuário. Segundo Aftab, a sugestão dos conteúdos se dá através da união de curadoria com algorítimo. "Podemos organizar uma grade que ajuda o usuário a ver mais conteúdo. O desafio é fazer isso e ainda fazer com que experimente novos conteúdos", diz a executiva.

Já o canal estatal comercial Channel 4 entrou no mundo OTT em 2016 com o All 4 e, segundo a diretora do produtor, Sarah Milton, o desafio, naquele momento, era aumentar a relevância dos conteúdos. O serviço conta com 16 milhões de usuários registrados e a curadoria se dá pela segmentação. O All 4 trabalha com nove segmentos distintos, e é isso que vai determinar qual conteúdo será promovido para cada usuário.

Questionadas sobre a viabilidade comercial dos produtos sustentados por publicidade, caso os canais lineares deixassem de existir, nenhuma das executivas apostou no sucesso. "O IP é ótimo, mas não tão bom quanto distribuir para uma massa enorme de espectadores ao mesmo tempo", disse Aftab. As executivas participaram do IBC 2017, que acontece esta semana em Amsterdã.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top