Agenda
16/05/2013, 16:06

ComKids 2013 acontece de 1º a 9 de junho, em São Paulo

POR REDAÇÃO

Discutir e promover a produção de conteúdos audiovisuais, digitais e interativos voltados ao público infantojuvenil, levantando questões criativas, de abordagem, de responsabilidade social, da cultura da infância e de inovação. Esse é o objetivo do ComKids 2013, evento que aborda a questão da qualidade produzida para esse público. As atividades do evento vão de 1º a 9 de junho, em São Paulo.

Realizado pelo Midiativa, com direção da produtora e especialista em mídia infantil Beth Carmona, o ComKids 2013 traz em sua programação atividades voltadas às produções infantis, incluindo mostras, jornadas de negócios, workshops e palestras, além do 6° Festival ComKids – a principal premiação de produções de qualidade focadas para o público infantojuvenil na América Latina e Ibero-América.

Negócios

O ComKids realiza a terceira edição da Jornada de Negócios. Em parceria com o Fórum Brasil de Televisão, as mesas ComKids ocorrerão no dia 5 de junho, no Espaço de Convenções Frei Caneca.

Serão duas mesas de debates com a presença de convidados internacionais. A primeira tem por tema: “Criatividade e inovação no desenvolvimento de séries transmídia para crianças”. A segunda envolve temas ligados à produção e pesquisa: “Desafios e limiares na produção de conteúdos para as crianças”.

Workshops

Com olhar dirigido à criatividade e às inovações sociais, culturais e tecnológicas, os workshops criarão espaços de formação e experimentação, estimulando insights, novos projetos, debates e a produção de qualidade para crianças. A atividade tem a realização da Singular, Arquitetura de Mídia, o Midiativa e o Sesc São Paulo e ocorre nos dias 4, 5 e 6 de junho, no Sesc Consolação e Senac Consolação.

Entre os nomes já confirmados estão a alemã Maya Goetz, PhD, diretora da Fundação Prix Jeunesse e do Instituto Central Internacional para a Juventude e a Televisão Educativa (IZI), em Munique; o holandês Jan Willem Bult, chefe de programação infantojuvenil e diretor de criação da TV KRO, e o argentino Walter Kohan, doutor em educação e filosofia.

Também participarão do evento: Sun Jianying (China), diretora do prêmio de animação "Gold Panda" e do Sichuan TV Festival; o japonês Yuichi Itamiya, Secretário-Geral do “Japan Prize”, do canal NHK; a canadense Chantal Bowen, diretora executiva da Organização Youth Alliance Media; Helen McAller, diretora da Walker Productions (Inglaterra) e da CMC – Children Media Conference; Jonathan Filkenstein, diretor criativo e produtor executivo da Apartment 11 do Canadá e, da Turquia, Sevilay Koray, gerente de conteúdo infantil do canal TRT e gerente geral do 23rd April TRT International Children's Festival.

Informações completas e as inscrições gratuitas sobre os workshops com os temas, convidados, datas e horários estão no portal ComKids (vagas limitadas).

Festival Comkids – Prix Jeunesse Iberoamericano

O Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano traz à cena produções audiovisuais, digitais e interativas de qualidade produzidas na Ibero América, em diversas faixas etárias, nas seguintes categorias: até 6 anos ficção e não-ficção; 7-11 ficção; 7-11 não ficção; 12-15 ficção; 12-15 não ficção e nas categorias digital e interativa e na categoria games. Entre os prêmios para os vencedores, estão passagens para Munique (Alemanha), para acompanhar o Prix Jeunesse Internacional, o Prêmio Especial do Sesc TV, o Troféu Cartoon para a categoria games, entre outros. A programação será realizada entre os dias 04 e 07 de junho, no Sesc Consolação, no Goethe-Institut e no Cine Sesc, em São Paulo.

Após o trabalho do grupo de pré-júri formado por 18 profissionais brasileiros, latinoamericanos e da equipe do ComKids, foram selecionados 86 finalistas de conteúdos audiovisuais. Entre os países que tiveram suas obras escolhidas estão Brasil (29 finalistas), Argentina (21), Colômbia (16), México (7), Chile (6), Espanha (4), Uruguai, Cuba e Portugal (cada um com 1 finalista). Vale lembrar que o número de inscritos teve um crescimento de 20% em relação à última edição, em 2011.

Na categoria Digital e Interativa foram selecionadas 8 produções, sendo 5 do Brasil e as demais da Argentina, Colômbia e Uruguai. Por fim, para a categoria inédita de Games, chegamos a 7 finalistas, entre 4 do Brasil, 1 do Chile, 1 da Colômbia e 1 do Uruguai.

As inscrições para os participantes e votantes – direcionadas a produtores, roteiristas, diretores, educadores e outros profissionais dedicados à infância – já estão abertas e podem ser feitas por meio do site do festival. Vale ressaltar ainda o “Júri Infantil”, a parceria do Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano com o Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo, que permite que um grupo de alunos também integre o júri, analisando e julgando algumas das produções participantes.

Mostra Comkids

Em parceria com o Espaço Itaú de Cinema, a Escola no Cinema e o Clube do Professor, o ComKids 2013 terá ainda uma mostra infantil, gratuita, que será realizada nos dia, 01, 02, 08 e 09 de junho, fins de semana, nos cinemas do Espaço Itaú da Rua Augusta e do Shopping Frei Caneca. Com programação voltada para as crianças, suas famílias e aos educadores, a Mostra ComKids é uma oportunidade rara do público ter contato com conteúdos audiovisuais inéditos e de qualidade produzidos em todo o mundo.

Mostra ComKids tem o propósito de difundir novas produções e de contribuir para o acesso democrático a elas. Em sessões especialmente pensadas para crianças de diferentes faixas etárias, sessões temáticas e/ou sessões para os professores, o ComKids destaca tons e temas diversos para o debate e o entretenimento, por meio da parceria com produtores independentes, canais produtores de conteúdo, festivais nacionais e internacionais e salas de cinema. Ocorrerão ainda sessões da Mostra nas unidades do Sesc São Paulo.

A grade completa com a programação está disponível no portal: http://www.comkids.com.br.

Portal ComKids

A mais nova ação é o portal Comkids, espaço web criado para reunir e compartilhar reflexões, informações e inspirações sobre o universo infantil e de produção cultural e eletrônica para a infância. Será um portal bilíngue (português e espanhol).

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top