OUTROS DESTAQUES
MMDS digital
Neotec conclui testes. Próxima etapa é acordo comercial
quarta-feira, 16 de julho de 2003 , 19h52 | POR REDAÇÃO

A associação de operadores de MMDS Neotec concluiu, no início do mês, as experiências com tecnologias de MMDS digital em Belo Horizonte. Foram quatro meses de testes com diferentes fornecedores e várias opções de serviços, incluindo transmissão de vídeo sobre IP, serviços de voz, alguns aspectos da mobilidade permitida pelas novas tecnologias de MMDS e, é claro, Internet. O principal resultado prático do teste foi a homologação do primeiro fornecedor de tecnologia, com o qual a Neotec começa agora negociações comerciais. Segundo Carlos André Lins de Albuquerque, presidente da associação, nesse primeiro momento a Neotec homologou a NextNet.
Trata-se de uma empresa norte-americana especializada em desenvolver soluções de acesso MMDS digital multi-células, com mobilidade, que não dependam de linha de visada e permitam a transmissão de dados em alta velocidade. A Neotec e a NextNet começam, agora, a conversar sobre alternativas de comercialização da tecnologia no Brasil. Vale lembrar que a Neotec tem uma espécie de "carta branca" de seus associados para negociar em bloco, com ganhos de escala.
Segundo Carlos André, também ficou claro após os testes que o MMDS não enfrenta mais os problemas de topografia e linha de visada que caracterizaram sua fase analógica e as primeiras gerações da tecnologia digital. Segundo o presidente da associação, a idéia é agora realizar também testes em Brasília, inicialmente, mas eventualmente em outras cidades.
A conclusão dos testes é que as tecnologias recentes desenvolvidas para o MMDS são complementares ou substitutas (dependendo do plano de negócios) das tecnologias de Wi-Fi (acesso móvel em altíssimas velocidades) hoje em grande desenvolvimento em todo o mundo.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top