OUTROS DESTAQUES
PANORAMA INTERNACIONAL
Discovery anuncia canal em HDTV para junho
quarta-feira, 17 de abril de 2002 , 19h39 | POR TOM SOUTHWICK

A Discovery Networks afirmou que será a primeira programadora dos EUA a lançar um canal de alta definição (HDTV), sustentado por receitas publicitárias. O Discovery HD Theater começara a ser transmitido em 17 de junho, no 17º aniversário do Discovery Channel.
O anúncio é o mais recente sinal de que as barreiras que vêm represando o desenvolvimento da TV digital no país começam a cair. Até recentemente, as programadoras relutavam em oferecer conteúdo em HDTV até que houvesse aparelhos digitais em número suficiente para recebê-los. E os fabricantes de televisores não queriam produzir os aparelhos digitais até que houvesse conteúdo para eles.
Em uma tentativa de quebrar este ciclo, o presidente da FCC, Michael Powell, propôs no início do mês um plano voluntário, que envolve todos os setores da indústria na conversão para o digital nos próximos anos (conforme noticiado por PAY-TV News). A Electronic Industry Association (EIA), que representa os fabricantes de equipamentos, logo endossou o plano.
A proposta de Powell visa a criação de pelo menos cinco grandes canais de HDTV nos próximos anos. Judith McHale, presidente da Discovery, diz que o lançamento do Discovery HD Theater é uma resposta ao presidente da FCC. Os canais premium HBO e Showtime, que já transmitem alguns programas em alta definição, devem anunciar também em breve o lançamento de canais HDTV separados.
Os broadcasters e operadores de cabo ainda têm que responder à proposta de Powell. Os radiodifusores dizem que gostaram do plano, mas que querem estudá-lo melhor. As operadoras de cabo dizem que darão uma resposta antes de sua convenção anual (NCTA) no mês que vem.
Mas o anúncio da Discovery, que tem como um dos sócios a MSO Cox Communications, é visto como um indicativo de que os operadores irão cooperar com os planos da FCC.
O ponto decisivo em qualquer decisão a ser tomada nesta matéria será a questão de quantos sinais de TV aberta digital os operadores de cabo serão obrigados a carregar, e em que pacote de serviços. A lei federal hoje requer que as redes de cabo transmitam todos os sinais abertos locais no pacote mais básico da operadora. Mas as MSO dizem que não há espaço nestes pacotes para os novos canais digitais dos broadcasters.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top