TV digital
17/07/2002, 19:20

Nova bateria de testes será mais simples

POR REDAÇÃO

A Anatel dá como praticamente certo que realizará em setembro mais testes com os padrões de TV digital. Esta posição ganhou força durante a reunião da Citel realizada esta semana em Fortaleza. Todos os padrões apresentaram avanços significativos que justificariam os testes. Serão apenas medições em laboratório, a não ser que alguém solicite testes de campo. Os trabalhos serão conduzidos pela Anatel, que pretende incorporar inclusive alguns procedimentos experimentais a serem apresentados pela UIT em setembro (e que, por sua vez, fundamentaram-se muito na experiência brasileira de dois anos atrás).
Durante a reunião da Citel em Fortaleza, ficou evidente para a agência que a questão de preço dos equipamentos ainda é problemática. O set-top mais barato apresentado custa em torno de US$ 150, mas os fabricantes fazem mistério com relação às suas reais funcionalidades.
Nesta reunião, os norte-americanos chegaram a apresentar, novamente, uma proposta de padrão único para as Américas, mas informalmente sabe-se que esta proposta será retirada, em respeito ao procedimento de análise que está sendo realizado pelo Brasil.

Consulta antiga

O conselho diretor da Anatel debate esta semana o relatório da consulta pública 291/01. Trata-se da consulta feita ao primeiro relatório do CPqD sobre o modelo de TV digital para o Brasil, apresentado em julho do ano passado. Um ano depois de realizada a consulta pública, a agência achou melhor encerrar formalmente o processo, mas o parecer a ser aprovado pelo conselho pede justamente uma segunda rodada de estudos, o que está sendo concluído pelo CPqD.
Os trabalhos da fundação de pesquisa estão praticamente concluídos e possivelmente em duas ou três semanas o conselho diretor da Anatel terá condições de discutir os aspectos referentes ao modelo em si.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top