OUTROS DESTAQUES
Panorama internacional
Série da TV paga tem recorde histórico de audiência nos EUA
quarta-feira, 18 de setembro de 2002 , 21h21 | POR TOM SOUTHWICK

As redes de TV abertas, bancadas pelo mercado publicitário, têm observado, nos EUA, uma reviravolta nos últimos dois anos. Mas no último final de semana tiveram a surpresa mais desagradável de todas.
A série "The Sopranos,", da HBO, bateu todas as redes de TV, chegando à marca histórica de 13,4 milhões de lares. Trata-se de uma das séries de maior sucesso na história da TV norte-americana e foi desenvolvida exclusivamente para a TV paga, assim como "Sex and the City".
Nenhuma outra série na história da TV dos EUA havia, contudo, atingido tal marca de audiência, muito menos alguma outra série da própria HBO.
O que faz do desempenho do final de semana ainda mais expressivo é que a HBO só está acessível a 27 milhões de lares nos EUA, enquanto as redes abertas e alguns canais pagos (como ESPN e CNN) podem ser encontradas em praticamente todos os 106,7 milhões de domicílios com TV.
Isso mostra que os canais premium têm crescido muito nos EUA. Depois de aparentemente terem chegado a um teto de crescimento na década de 90, novas formas de comercialização de canais individuais com descontos (estratégia conhecida como multi-pay packages) têm dado um novo ânimo aos canais premium, trazendo-lhes mais seis milhões de assinantes. Só a HBO conseguiu em 2001 2 milhões de novos lares em sua base.
Outra vantagem para a HBO é que, por ser um canal pago, não precisa obedecer a uma série de regras que regem os canais abertos. Isso dá mais liberdade aos criadores das séries para mostrar conteúdos que envolvam imagens e diálogos fortes, que seriam vetados em redes abertas.
Com a penetração da HBO e de outros canais pagos crescendo e com os produtos de grande sucesso de audiência, as redes abertas percebem que enfrentarão uma competição ainda mais forte nos próximos anos.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
Não Eventos
Top