Tecnologia
19/09/2017, 13:49

Projeto de big data da Globo é premiado no IBC

A Globo implantou este ano um projeto em big data que foi premiado no IBC 2017, em Amsterdã. Segundo o comitê técnico, o trabalho se diferencia do que está sendo desenvolvido no mercado exatamente pelos benefícios reais que traz ao negócio.

Ferramentas de machine learning e big data têm sido cada vez mais massificadas, a partir do desenvolvimento de soluções em cloud. E um dos campos que vem sendo impactados com essa pulverização é o jornalismo de dados.

A solução desenvolvida internamente pela Globo utiliza um hub de informações, com arquivos de dados brutos de diversas fontes públicas, para gerar inteligência e garantir o processamento de dados a diversas áreas da empresa. Os dados são armazenados no data lake da Globo e hospedados em uma plataforma da Amazon. Com a formação de uma equipe multidisciplinar, com jornalista, designer e programador, é aplicado um conjunto de KPIs para responder à necessidade de informação do cliente.

Um dos cases apresentados é o especial publicado pelo G1 sobre a violência. A reportagem traz um raio-X detalhado da violência no Complexo do Alemão, com cruzamento de informações de renda, educação, saúde, área, etc. Sem a ferramenta, os dados gerados para esta reportagem especial demandariam uma semana para serem processados por um especialista em análise de dados. Em contrapartida, a equipe de jornalismo teve os dados compilados em apenas sete segundos.

A ferramenta também tem sido utilizada pelo Globo Play, o serviço de OTT da Globo. Com o uso do trilho de recomendação de vídeos –'Mais Falados' – a partir de machine learning, a ferramenta analisa dados de comentários feitos nas redes sociais. O ganho de eficiência pode ser notado em pouco tempo: em apenas três meses, houve um aumento de 35% nas visualizações dos conteúdos ofertados para o usuário, em relação ao mecanismo de vídeos ofertado anteriormente, baseado nos conteúdos mais visualizados.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top