Produção
20/02/2014, 21:56

Globosat investe em "writer's rooms" para desenvolver roteiros de novas séries

POR LEANDRO SANFELICE

Em 2013, na primeira edição do Programa Globosat de Roteiristas, pitchings de doze projetos de séries foram apresentados. Entre eles, estavam os projetos da comédia “Meu Amigo Encosto” e do drama “O Que Dizem seus Olhos”. Nesta semana, um painel realizado durante a segunda edição do programa, no Rio de Janeiro, reuniu autores das séries, que estão sendo desenvolvidas para canais da Globosat. Com apoio da programadora, seus roteiros foram desenvolvidos em “writer’s rooms“, método no qual um time de roteiristas reúne-se em uma sala para discutir, em tempo integral, a história de um episódio por dias ou semanas. O “writer’s room” é comum nos Estados Unidos , e já foi empregado em sucessos como “Breaking Bad”, “Friends” e “CSI”.

No Brasil, a Globosat está utilizando a técnica pela primeira vez em suas produções. Nas duas séries, as equipes de roteiristas reuniram-se diariamente por cerca de cinco meses para concluir o desenvolvimento dos roteiros. As gravações de ambas as séries ainda não começaram. “O Que Dizem seus Olhos” será produzida para o canal GNT, e “Meu Amigo Encosto” ocupará um espaço na grade do canal Viva.

Segundo a consultora de programação da Globosat e diretora do Canal Viva Letícia Muhana os resultados obtidos com os projetos foram animadores, ainda que esse modelo de desenvolvimento tenha demandado maiores investimentos e mais tempo. “Valeu a pena, e o público notará a diferença quando ver o resultado. Partimos para a etapa de produção com um diferencial competitivo. Foi diferente do que fizemos até agora, com projetos de qualidade, mas sempre pressionados com a urgência da data de estreia. Dessa vez, dissemos para eles usarem o tempo e discutirem, brigarem, jogarem fora. Resolvemos investir no processo criativo”, disse a executiva.

Segundo ela, ainda é cedo para dizer se a programadora usará esse modelo como padrão para as próximas produções. “Se usaremos isso em 100% das nossas produções no futuro realmente não sei dizer. Mas certamente espero que possamos transformar em um processo usual.”

Encosto

A comédia “Meu Amigo Encosto” contará a história de um homem de 38 anos que, insatisfeito com sua vida, decide consultar um especialista em paranormalidade que lhe conta que a razão dos seus problemas é um encosto. No início, o protagonista recusa-se a acreditar na história. Contudo, após encontrar-se frente a frente com a assombração, ele aprende a conviver com sua presença.

Thiago Luciano, idealizador  e roteirista da série, comentou os desafios de criar uma história utilizando o modelo “writer’s room”. “Foi tudo muito desafiador, nem eu nem os outros roteiristas tinhamos feito isso antes. Estamos acostumados a escrever sozinhos e eventualmente debater a história com alguém. Ficar todos juntos, o dia inteiro, ganhando para isso é muito diferente, nunca tinha passado por um processo tão intenso”, disse. 

Contudo, disse, o resultado obtido foi positivo. “Foi super satisfatório. A equipe brigou, riu e se matou. No começo foi difícil, mas quando começamos a enxergar a mesma série o salto de qualidade foi muito grande. Entendemos muito bem nossos personagens”.

Ele, que também atua como produtor, defendeu que produtoras brasileiras tentem trabalhar com processos semelhantes, apesar dos desafios e da demanda por maiores investimentos. “As produtoras deveriam pensar em como viabilizar isso, coloca no orçamento desde o começo, pois o salto de qualidade é muito grande. Cinco pessoas juntas ainda podem errar a mão com a história, mas as chances são muito menores. Com linhas de recursos públicos destinadas ao desenvolvimento pode ser que seja possível realizar isso”, avaliou.

Por fim, Luciano elogiou a proposta do projeto de levar o roteirista para acompanhar a produção das séries. “É muito bom poder ver se aquilo que você imaginou vai acontecer na sala de filmagem”, disse.

Comentários

2 Comentários

  1. Benedito Cesar pereira de Saboia disse:

    Quero enviar roteiro de serie,

  2. Muito bom essa inovações. Além de abrir possibilidade para algo novo e diferente, dará oportunidade a quem nunca teve. Se esse projeto deslanchar, fará a diferença.
    Como posso enviar um projeto meu?

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top