Audiência
22/06/2007, 17:33

Ibope anuncia novo software de análise de dados de TV

POR DANIELE FREDERICO

O Ibope Mídia anunciou nesta sexta-feira, 22, em São Paulo, o seu novo software para análise de dados de televisão. O Media Workstation substitui o programa Telereport, utilizado por agências de publicidade e emissoras de televisão desde 2000. O país é o 13° a adotar a ferramenta, produzida pela empresa portuguesa Markdata.
A principal novidade do software é a possibilidade de obter análises customizadas da audiência de acordo com as necessidades de cada cliente. Entre as novidades, o software possibilita a visualização simultânea de dados de audiência domiciliar e individual; análise minuto a minuto; otimização do filtro de programas; análise de concorrência; e acesso aos bancos de dados retroativos, desde 2000. O recurso Teleview ainda possibilita a análise da programação "assunto por assunto" dentro um determinado programa. ?O objetivo é cruzar as informações de qualificação do consumidor com os dados de consumo de mídia. Isso deve otimizar o tempo despendido para análise de audiência e planejamento?, diz Dora Câmara, diretora comercial Ibope Mídia.
O software está disponível em duas versões: standard e premium, este último com entrega diária de dados. A substituição nas agências e nas emissoras de televisão começa no mês de julho e deve ser completada no final de janeiro de 2008.
Para agosto, o Ibope Mídia prevê ainda o lançamento do Zeus, para a análise multimeios dentro de um mesmo banco de dados.

Novas mídias

O evento para a apresentação do Media Workstation contou ainda com a demonstração do software DIB 6, para a transmissão de dados sobre a audiência via celular. Na demonstração, realizada pelo diretor de pesquisa e desenvolvimento do Ibope Mídia, Luiz Motta, foi mostrado que um aparelho da marca Nokia com o software instalado, ao ser aproximado de um televisor, computador ou rádio (e pode ser utilizado para a TV via celular), capta, processa e envia ao Ibope as informações de áudio sobre o programa assistido. O Ibope Mídia fornece um retorno com as informações sobre o canal assistido.
Foi mostrado também que nas gravações a partir de um DVR, por exemplo, é possível medir a audiência do momento em que o telespectador assiste ao conteúdo, apresentando inclusive o atraso para começar a ver aquela programação. ?O futuro é a medição da audiência do conteúdo, independente da plataforma em que ele se encontre?, diz Dora.
Embora tenha sido criado e patenteado há quatro anos, o sistema de medição de audiência móvel ainda não tem data para ser lançado no mercado. ?É preciso ter uma massa de pessoas que utilize esses meios para dar início a uma medição desse tipo?, diz a diretora comercial do Ibope Mídia. ?Agora vamos pensar em uma metodologia para a sua utilização?.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top