TV digital
23/08/2011, 18:11

Minicom prevê 50% dos lares com TV digital em 2013

POR ANA CAROLINA BARBOSA

A cinco anos da data prevista para o fim da transmissão analógica, Flávio Lenz César, assessor da Secretaria de Telecomunicações do Ministério de Comunicações, apresentou no Congresso SET 2011 a pauta do Minicom para a preparação para switch off, previsto para 2016. Segundo estatísticas do Ministério, até 2013, 50% dos lares brasileiros devem ter TV digital. "Não sei se teremos esta capacidade e a expectativa é que no último ano aconteça o boom de vendas. Temos que criar escala", observa.
Lenz observou que as transmissoras, inclusive a das pequenas cidades, precisam se preparar. Ele citou o exemplo do Japão que, de 2008 para 2010, teve que triplicar o número de transmissoras preparadas para o sinal digital para aumentar 2% a cobertura, saltando de 96% para 98%. "O grande esforço está na reta final, temos que estar cientes em relação a isso", disse, sugerindo aos radiodifusores que busquem as linhas de financiamento disponíveis para isso.
De acordo com César, um dos objetivos do governo nestes próximos anos é fortalecer a TV pública, assegurar o desenvolvimento da interatividade com o Ginga, estudar modelos para o desligamento analógico, melhorar as estatísticas e discutir pontos dos marcos regulatórios.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 0-2017 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top