Especial
23/11/2017, 03:18

Multishow: os eventos e coberturas do canal que o transformaram na marca de maior relevância digital do Grupo Globo

POR MARIANA TOLEDO

No último mês, o canal Multishow realizou a 24ª do Prêmio Multishow. Focado em inovação e diversificação de gêneros musicais, o canal ampliou sua transmissão multitela e fez a maior cobertura online da história da premiação. Seguindo o tema "Música é o Poder", a premiação contou novamente com apresentação da dupla Fábio Porchat e Tatá Werneck e, ao todo, somou mais de 11 horas ao vivo de programação em diferentes plataformas.

O resultado foi excepcionalmente positivo: o Multishow garantiu a liderança da Pay TV durante a transmissão. Na cobertura do evento, que consagrou os maiores sucessos do ano em 12 categorias, aproximadamente 2,7 milhões de pessoas passaram pelo canal e o tempo de permanência do assinante foi de mais de 47 minutos.

Já o site do Multishow realizou a cobertura completa da noite e ainda reuniu todas as transmissões do evento – YouTube, Facebook e Twitter – em um só lugar. Com isso, a plataforma recebeu mais de meio milhão de visitas e contabilizou mais de 1 milhão de page views. Já o Globosat Play registrou um crescimento de 131% de horas de consumo em comparação ao Prêmio do ano passado.

A edição de 2017 entregou a maior cobertura multitela ao vivo de todas as suas edições, com conteúdo exclusivo criado para nove plataformas diferentes: TV, Multishow Play, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, Musical.ly, Canal Bis e Bis Play. "Estamos apostando cada vez mais na transmissão online. Por meio dessas plataformas, conseguimos exibir a 'vida real' da premiação, ou seja, o que acontece antes e depois dela, os bastidores, os camarins. Com a Fernanda Souza, que comandou nosso conteúdo exclusivo para o Facebook, o público basicamente teve acesso a todo o bastidor do prêmio, invadindo o camarim dos artistas ao lado dela", comenta Tatiana Costa, Diretora de Programação e Novas Mídias do canal.

As iniciativas do Multishow de integração entre TV e Web em coberturas de festivais, shows ao vivo e estreias de programas, além do Prêmio Multishow desde a sua última edição, consolidam um processo de transformação importante e o colocam em um novo momento de sua história. Hoje, o Multishow vai muito além da TV: é uma marca que entrega conteúdo em diferentes plataformas, sempre alinhado ao público de cada uma delas.

"O Multishow é hoje a marca de maior relevância no digital do Grupo Globo", comemora Tatiana. "A tendência é ampliar esse nosso espaço cada vez mais. Trata-se de um caminho sem volta", brinca. Dados que confirmam a boa relação do Multishow com o meio da internet é a forte presença de YouTubers e Digital Influencers no Prêmio. Uma das atrações mais prestigiadas pelo público foi o esquenta ao vivo, comandado por mais de 30 influenciadores e transmitido no canal Música Multishow, no YouTube. A transmissão somou mais de 203 mil horas consumidas no YouTube com picos de aproximadamente 76 mil usuários simultâneos.

O maior desafio enfrentado atualmente pelas emissoras de TV que estão trabalhando no desenvolvimento do conteúdo multitela já é executado com primor pelo Multishow: a criação de conteúdos exclusivos para cada uma das plataformas. A diretora Tatiana pondera que esse conteúdo deve ser criado de acordo com os hábitos de consumo do público de cada uma dessas telas.

Parcerias

"A nossa parceria com o YouTube aconteceu de forma natural, cerca de dois anos atrás. Oferecemos às personalidades vindas do YouTube a janela para amplificar sua audiência, que é a televisão. Já para nós, a contrapartida é que renovamos o nosso público graças aos seguidores fiéis que essas pessoas carregam", explica a Diretora.

Em relação ao Google, Tatiana afirma que o trabalho com eles, especialmente no que diz respeito ao prêmio, foi feito a quatro mãos: "Nos reunimos para desenvolver um trabalho aprofundado de entendimento de público, faixa etária e etc. É um parceiro estratégico nosso tanto nos grandes eventos quanto no dia a dia".

E as boas parcerias acontecem em todas as redes, como o Twitter. "A gente entende que todas elas são braços, extensões nossas", diz Tatiana. "Graças a esse bom trabalho que executamos em conjunto, viramos referência, exportando para o mundo nossos projetos multitelares", completa.

Sobre a escolha dos influenciadores que iriam compor o time parceiro do Prêmio Multishow, ela conta que a ideia foi trabalhar com diferentes grupos de interesse, buscando nomes fortes no meio da música, moda, beleza, dança e etc. Tudo, é claro, considerando que o conteúdo por eles produzido fosse pertinente com a marca Multishow. "Vivemos em uma constante análise desses perfis", revela Tatiana.

Fernanda Catania, jornalista de entretenimento e youtuber, foi uma das convidadas para participar da Live durante a transmissão do Prêmio no YouTube do Multishow – anteriormente, ela já tinha trabalhado em parceria com o canal, atuando na apresentação do Rock in Rio. "Acho que o Multishow é o canal que melhor tem feito essa integração TV e internet. Eles atuam nesse sentido de um jeito natural, respeitando cada um dos públicos", analisa. "Trabalho com o público jovem e sei que, enquanto eles assistem televisão, estão com o celular na mão, prestando atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo. O ponto forte do Multishow é que os conteúdos multitela que eles criam não se excluem – pelo contrário, se complementam. Dá pra acompanhar todas as plataformas ao mesmo tempo sem receber conteúdo repetitivo ou, então, optar por só uma delas e mesmo assim ter acesso a um conteúdo de qualidade", completa.

Fernanda, que está à frente do canal do YouTube intitulado "Foquinha", finaliza dizendo que não adianta só colocar os Youtubers na TV: "Colocá-los para fazer na televisão o que eles fazem na internet não funciona. Precisa ser outro tipo de abordagem, planejado com cuidado".

Publicidade

O fato de trabalhar com multitelas amplia e muito as opções para os anunciantes do mercado publicitário. O Ifood, por exemplo, foi uma marca que optou por anunciar tanto na TV linear quanto fora dela – a ação de marketing deles começou nos bastidores do Prêmio e foi concluída no palco, no ao vivo. "O nosso diferencial é esse conteúdo customizado", reflete Tatiana.

Pela primeira vez na vida, uma das categorias do Prêmio foi patrocinada por uma marca. Já conhecida do público, a categoria "Experimente" este ano virou "Fiat Argo Experimente", fazendo menção ao lançamento da Fiat.

Segundo Tatiana, essa entrega em diversas plataformas é uma premissa que eles já levam de cara para os seus potenciais anunciantes – para eles, por sua vez, é um pacote completo de anúncio, pois traz presenças da marca atreladas em diversas telas.

Futuro

O próximo grande evento na agenda do Multishow é o Lollapalooza 2018 que, seguindo a premissa do canal, também terá coberturas e conteúdos exclusivos planejados para diferentes plataformas.

Além disso, estão nos planos do canal um programa da Gretchen, com estreia prevista para abril de 2018; a segunda temporada do Música Boa Ao Vivo; um especial com a cantora Pabllo Vittar e novidades do Canta, Luan, com o cantor Luan Santana.

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